8.12.10

Ainda o meio campo do Rio Ave (e o do Sporting)

Penso não andar longe da verdade se disser que o meio campo é o sector mais 'problemático' do Rio Ave. É certo que Paulo Santos não esteve bem no último jogo, mas já esteve bem noutros e voltará a estar. O meio campo do Rio Ave é 'problemático' porque defende quase sempre bem mas não ataca, não ajuda ao ataque, não 'contribui' para ganharmos jogos (apenas, e não é pouco, para não os perdermos).
Por isso já falei várias vezes em «três trincos», quando, a Bruno China e a Wires (titulares indiscutíveis, do meu ponto de vista), se junta Tarantini.
No passado fim de semana o Sporting experimentou um meio campo parecido com o nosso: Pedro Mendes, André Santos e Maniche. E qual o sector determinante para a vitória do Sporting? O meio campo, com golos de Maniche e André Santos e várias oportunidades falhadas por estes jogadores, que, além de aparecerem na área, rematam muitas vezes de fora.
Quantas vezes vimos Bruno China rematar à baliza? Mesmo Wires, que até remata bem? Quantas oportunidades de golo Tarantini tem ao longo do jogo?
[claro que os jogadores são diferentes, claro que a qualidade de uns e a qualidade de outros é diferente, mas deve ser possível fazer estas comparações, certo? não é um campeonato de gigantes contra anões...]

PS - Continua a ser (cada vez mais) incompreensível para mim como é que Braga, em excelente momento de forma, é suplente.