9.5.12

Porquê 10 de Maio (ATUAL)

O sócio José Ferreira leu, no descerrar da lápide no espaço onde foi o Campo/Estádio da Avenida, um pequeno texto que explica este 'mistério': porquê 10 de Maio para a data da fundação do nosso Rio Ave (no jornal Renovação, por exemplo, não há qualquer referência à data).

«Aos 6 de Maio de 1939, no Círculo Católico de Operários de Vila do Conde, reuniu em assembleia a mesa instaladora e fundadora do Rio Ave Futebol Clube, tendo em vista a eleição da primeira direcção do Clube. Foram eleitos os seguintes dirigentes:
Depois da eleição e no prosseguimento da sessão, o Presidente da mesma comunicou aos presentes que designava o seguinte 10 de Maio, pelas 19h, para a tomada de posse dos corpos gerentes em ato a decorrer na mesma sala do CCO, altura em que se submeteriam a apreciação e votação as contas e relatório da comissão. A encerrar a sessão, os presentes nomearam sócio honorário o sr. Antonino José dos Reis, pelos importantes serviços prestados até então e pela cedência do terreno para o campo de jogos»
(obrigado a José Ferreira pela cedência do documento)
ATUALizo: não consegui confirmar, mas 10 de Maio será também a data da apresentação oficial dos primeiros estatutos do clube.