14.7.13

Futsal: Caxinas, equipa B do Rio Ave?

Somando o anúncio de um protocolo com o Caxinas, feito por Pedro Soares no Reis do Ave, às quatro contratações já conhecidas, mais este comunicado da direção do Caxinas («a Direcção da ADCR CAXINAS E POÇA DA BARCA informa que, existe total acordo com o Rio Ave FC para a realização de uma parceria para o Futsal para as próximas duas épocas. Esta parceria, para ser exequível, depende da homologação das entidades competentes e reguladoras das provas de Futsal disputadas por ambos os clubes» via Rioavistas), deduz-se que o Caxinas, que subiu à terceira divisão nacional, poderá funcionar como equipa B do Rio Ave. A grande vantagem é a possibilidade de os jogadores, quando não  utilizados por Raul Moreira, poderem continuar a competir. E também em ter mais opções no plantel. Se não estou enganado, será a primeira situação destas no futsal nacional. A FPF tem, portanto, a palavra.

(Algumas notas: todos sabemos que há algum risco neste 'casamento', mas eu - de uma forma geral - aprovo-o - afinal, se o Caxinas tem a melhor escola de formação do país, não a aproveitar seria descabido. Não sei de que notícias falsas fala a presidente do Caxinas, mas se sentiu necessidade de esclarecer é porque alguma coisa se passou. Do lado do Rio Ave, o que sugiro é que o protocolo seja público, que todos saibamos com o que nos cosemos para evitar especulações sem sentido. Faço, portanto, um apelo a que quando a coisa estiver formalizada haja o máximo de transparência. Temos todos a ganhar.
De que riscos falo? Por exemplo: daqui a dois anos o Caxinas está na primeira divisão nacional e o protocolo deixa de fazer sentido; nesse caso ficaremos 'descalços'?)