5.12.25

Jogadoras denunciam ao Reis do Ave falta de pagamento de prémios de subida por parte da SAD

Num momento em que o Rio Ave SAD atravessa uma onda de despedimentos, que abala vários departamentos internos, surgem agora novos dados preocupantes, desta vez vindos do futebol feminino.

De acordo com informações confirmadas ao Reis do Ave, um grupo de jogadoras que integrou o plantel sénior feminino na época passada — e que contribuiu para a histórica subida à I Liga — procurou o nosso espaço para tornar público aquilo que consideram ser uma situação insustentável: a falta de pagamento dos prémios de promoção que lhes foram prometidos.

Segundo relataram ao Reis do Ave, as atletas têm vindo, desde o final da temporada passada, a contactar repetidamente a estrutura da SAD para receberem os valores que lhes são devidos.

Apesar das várias promessas de regularização, os pagamentos nunca chegaram.

A situação tornou-se tão preocupante que as jogadoras decidiram unir-se para denunciar o caso, temendo que o prolongar do silêncio e da falta de ação por parte da SAD leve a que esses compromissos nunca venham a ser honrados.

Algumas delas chegaram inclusivamente a emitir recibos verdes para poder receber o prémio — algo que aumenta ainda mais a gravidade e formalidade da dívida existente.

Antes de avançar, o Reis do Ave teve o cuidado de certificar a veracidade destas denúncias: nesse sentido, um grupo de jogadoras demonstrou a troca de mensagens mantida com a SAD e com o diretor do futebol feminino, que confirmam inequivocamente:

1. ⁠a existência dos valores em dívida;

2. a promessa formal de pagamento por parte da SAD;

3. ⁠e o contínuo adiamento do cumprimento deste compromisso.

Num clube já abalado pelos despedimentos recentes em vários departamentos — scouting, comunicação, marketing e formação —, este novo episódio expõe mais uma camada da instabilidade que atravessa a SAD.

O futebol feminino do Rio Ave alcançou na época passada um feito histórico, a subida à I Liga, fruto do esforço, dedicação e profissionalismo das suas atletas.

É, por isso, difícil compreender como a mesma estrutura que beneficiou desse sucesso falha agora no compromisso mais básico: pagar o que prometeu.

No Reis do Ave, lamentamos profundamente que a Rio Ave SAD não esteja a honrar compromissos assumidos com quem tanto fez pelo emblema.

Este tipo de situação não dignifica a SAD, prejudica a confiança das atletas e descredibiliza o clube no panorama nacional, além de deixar uma mancha indesejada no nome do Rio Ave FC.