A maioria dos adeptos que gosta de acompanhar o seu clube de forma mais detalhada acaba por recorrer a alguns sites de referência internacional. Um desses exemplos é o Transfermarkt, plataforma conhecida pela sua base de dados extensa, que inclui valores de mercado estimados para jogadores e equipas.
Numa das pesquisas que fiz recentemente, surgiu a curiosidade de comparar o valor do plantel do Rio Ave na época passada (2024/2025) com o valor atual (2025/2026).
Os números são claros:
-
Valor do plantel em 2024/2025: 49,68 milhões de euros
-
Valor do plantel em 2025/2026: 41,63 milhões de euros
Ou seja, face à época transata, o Rio Ave regista uma desvalorização de 16% no valor global do seu plantel.
Este tipo de variação pode ter múltiplas explicações — desde a saída de jogadores mais valiosos à menor valorização de alguns ativos do clube, ou simplesmente ao ajuste natural das cotações de mercado, que oscilam conforme o rendimento individual e coletivo.
Mais do que olhar para o número em si, importa perceber o que poderá significar este valor. Será apenas um reflexo circunstancial do mercado? Será uma menor aposta por parte dos investidores? Ou um sinal de que o clube fez uma aposta mais clara em jovens tendo em vista a sua valorização futura?