27.2.20

Sonhos e Dependências

Enquanto se fala na luta pelo 5º lugar e até já se põe o 4º lugar ao barulho com bastante assiduidade, não só pelo prestígio como pelos benefícios que daí advêm, nomeadamente o acesso às competições europeias, ao mesmo tempo, esse mesmo prémio poderá estar lentamente a ser comprometido.

Com os resultados alcançados esta época pelas equipas portuguesas, qualquer dia temos 4 equipas em vez de 5 com acesso europeu.

Daí ser importante antes de tudo sonharmos mas estarmos cientes que a plenitude dos sonhos estará em parte dependente das 4 equipas que regularmente ocupam os 4 primeiros lugares.

Ou seja, por muito que nos custe, nas competições europeias, os adeptos dos clubes médios, clubes esses que dependem dos chamados clubes grandes, têm de querer as vitórias dos estarolas. São os pontos deles lá fora que nos dão esse acesso. Quer gostemos ou não, alguns dos nossos sonhos esbarram no insucesso europeu dos nossos representantes mais assíduos. 

E como tal insisto no meu ponto de vista: antes de querermos chegar aos outros temos de olhar para o que fizemos até aqui. Devemos ter a ambição, sim, mas querer crescer de uma forma sustentada.
Não devemos encarar um 6º lugar como um fracasso, se por exemplo, para o atingirmos tenhamos de fazer 51 pontos; assim como, daqui a 2 ou 3 anos, se Portugal só meter 4 equipas na Europa e ficarmos em 4º e o lugar da Taça não for dos 3 primeiros, e se fizermos 60 pontos também não pode ser um fracasso.

Contudo, reforço, o sucesso dos estarolas na Europa, permite-nos com mais facilidade, definir claramente um objectivo europeu, daí não perceber os regozijo de alguns dos nossos adeptos com o insucesso de todos eles, nem sequer de um ou de outro deles em particular. Porque eles perdem mas acabam por lá ir parar na mesma... já para nós, no futuro, poderá ficar bem mais difícil esse acesso... esse sonho.

PS: Luís Castro, Pedro Martins e Nuno E. Santo, são juntamente com Paulo Fonseca, os treinadores portugueses na Liga Europa. Eram 8, caíram os 4 das equipas portuguesas. Os 3 primeiros relançaram ou começaram carreira no Rio Ave FC. Tanto Luis Castro como Pedro Martins entenderam que acima do Rio Ave FC existe ainda um clube entre nós e os 4 da frente: o Vitória.
E esse sim é o nosso grande rival. Devemos crescer mas passo a passo. Sermos melhores que ontem para chegarmos ao nível do histórico Vitória SC. Esse deverá ser o nosso passo neste momento.