18.2.20

Racismo

Em março de 2017 o Rio Ave foi multado em 536 euros por "cânticos de cariz racista dirigidos pelos seus adeptos contra Renato Sanches, na altura jogador do Benfica, no encontro disputado em abril de 2016.
A propósito do que se passou com Marega, este caso tem vindo a ser citado e o nome do Rio Ave associado.
É pena, mas é a realidade. Não há como fugir, temos de assumir as responsabilidades e aprender com os erros. Penso que isso se conseguiu.
Aliás, segundo julgo saber, o Rio Ave tratou este caso exemplarmente, uma vez que o próprio Conselho de Disciplina reconheceu que o Clube vilacondense fez uma "confissão integral e sem reservas" - ao contrário, penso, do que está a acontecer com vários dirigentes do Guimarães, que dão uma no cravo e outra na ferradura.

Duas notas mais:
- pessoalmente repudio qualquer forma de racismo e acho que Marega fez bem em sair, para chamar a atenção. Lamentável o comportamento da equipa de arbitragem (não só do árbitro, mas dos restantes elementos), que alega que nada ouviu, quando hoje é público que os insultos começaram muito antes;
- a forma como Luis Godinho e seus colegas trataram este caso mostra a hipocrisia que existe nestes casos: há mais situações, mas ninguém faz nada até ao momento em que não pode deixar de atuar. Daí o mérito do ato de Marega.