21.2.20

Pés no Chão


Depois de termos perdido uma oportunidade flagrante de ganharmos ao Sporting, num jogo onde sem dúvida nenhuma, o grande fomos nós, é necessário não entrar em euforias e perceber que 3 pontos contra o SCP valeriam tanto como 3 pontos que necessitamos de conquistar em Tondela.
Ou seja, o facto de estarmos a crescer, não pode ser motivo para embandeirar em arco pois na verdade os outros também estão.
Podia mencionar o Braga e continuar a falar no Sporting mas neste momento parece-me muito mais realista perceber que há duas equipas a lutar pelo título (Porto e Benfica), duas a lutar pelo 3º lugar (Braga e Sporting) e três a lutar pelo último lugar de acesso à Liga Europa: Rio Ave FC, Famalicão e Vitória. E se um destes 3 poderá ser um outsider a ficar em 4º lugar, também não poderemos pôr de parte o Santa Clara na mesma situação de outsider mas para a luta pelo 5º.
Se é verdade que estamos bem, não podemos deixar de pensar que o Vitória também está a crescer apesar de ter perdido Tapsoba. O substituo que já lá tinham é nem mais nem menos que Frederico Venâncio. O Famalicão está a perder fulgor é verdade, mas a margem que traz da primeira volta é uma importante almofada e o facto de não estar tão bem não quer dizer que esteja mal. Além disso também se reforçou.
Posto isto, se no início da época considerava o Vitória o principal candidato ao 5º lugar à nossa frente, após as mexidas do mercado de Inverno (com Musrati e Dala e sem saídas de titulares), neste momento considero que somos os principais favoritos a esse lugar juntamente com eles,  deixando o Famalicão ligeiramente abaixo e lá está, o Santa Clara (porque se reforçou cirurgicamente) ou até o Boavista (porque tem um grande treinador) num terceiro plano como outsiders.
Contudo, volto a afirmar, na minha opinião, mesmo ficando em oitavo, se fizermos 51 pontos não devemos considerar uma época falhada.
Como tal, os pontos que deixamos fugir em casa no domingo temos de ir buscar a Tondela sem falta.