14.2.20

"Eu tinha medo era de jogar neste campo contra estes gajos, são loucos, aqui ninguém ganha" (ATUAL)


Álvaro Costa fala (entre outros assuntos) da sua ligação ao Rio Ave:

"(...) E fui dos poucos que pode dizer ‘eu vi o José Mourinho a jogar’.
MF – No Rio Ave.
AC – Sim, aconteceu mesmo. Não jogava nada, ah ah ah. Isso foi no princípio dos anos 80, o Rio Ave ficou em quinto na primeira divisão. A equipa entrava em campo sempre atrás de um rapaz surdo mudo, que transportava uma tabuleta que dizia qual era o jogo do dia. E entrava de forma oblíqua, pela bandeirola de canto. Só o Brito, o Baltemar Brito, não o fazia. Por superstição, suponho. Eu via os jogos no meio dos índios, dos insurretos. Em alguns jogos o Rio Ave diminuía o tamanho do campo, acrescentava uma areia dura nas linhas. No final dos anos 70 há um Rio Ave-Benfica antes de um Bayern-Benfica. O jogo de espionagem do Bayern é esse no Campo da Avenida e o Rio Ave ganhou 1-0, golo do Pires. Lembro-me de ter ficado perto do alemão e de o ouvir a falar aos jornalistas no fim. ‘Medo do Benfica? Eu tinha medo era de jogar neste campo contra estes gajos, são loucos, aqui ninguém ganha’. Havia uma pressão gigante, a atmosfera era de futebol argentino. Ir ao futebol era uma experiência circense, cheio de figuras típicas. Cheguei a ver jogos com adeptos em cima da linha lateral. E jogava-se. A micro-Bombonera.


(foto retirada do trabalho da Globalnews)
Mourinho: ""Como lidaria com o Mourinho jogador? Oferecia-o..."