15.1.20

Algumas notas que ficam do jogo de ontem na Luz

1) Vou-me abster de comentar a exibição de Filipe Augusto, pela admiração que tenho pelo jogador. Já escrevi que foi o seu pior jogo de sempre. Todos têm dias maus. Noutras circunstâncias, o treinador te-lo-ia substituído. Mas não havia ninguém no banco para o lugar de FA e de Tarantini. Piazon e Diego Lopes não fazem o lugar. Seria Monte o substituto? Como é possível no plantel mais caro de sempre isto acontecer?
2) Soube-se no final que Tarantini jogou com 39º de febre. Mais riscos ainda de ser necessária uma substituição. Sobre a disponibilidade e a entrega de Tarantini nada a dizer, a não ser que continua a confirmar o que dele sabemos.
3) Unanimidade hoje na expulsão perdoada a Ruben Dias. Curiosamente ontem passou despercebida (até para Carvalhal...) pela transmissão da RTP. É o Benfica... Ainda assim, prefiro relevar a arbitragem corajosa de Soares Dias que nos três lances de penalti (os três envolvendo FA, dois deles de juizo difícil) decidiu bem. (apesar da opinião contrária do Benfica)

4) Lance de golo (bem!) anulado pelo VAR ao Benfica por 27 centimetros.
5) No final do jogo não houve clarificação sobre a situação do treinador. [o Bragantino está em estágio na Argentina, sem treinador principal...] "Posso ir para o Brasil, Rússia, China... desde que o clube chegue a acordo. Eu não direi que quero sair!", afirmou Carvalhal. Mas também não disse "quero continuar", como, pessoalmente, eu gostaria. Só há diálogo entre clubes interessados e Rio Ave porque Carvalhal manifesta disponibilidade para sair; se o Trofense o convidasse, Carvalhal diria para falarem com ASC?

PS - já ouvi esta manhã críticas ao facto do treinador não ter reagido taticamente quando percebeu que o Benfica iria jogar com dois pontas de lança. Correu mal, é fácil criticar. Mas não me parece uma crítica justa. Meter mais um central resolveria?