19.12.19

6º lugar e "Quartos" da Taça - Brilhante, Mau ou Mesmo de Sempre?

Paragem do campeonato e Taça de Portugal: aparentemente com lugar aceitável na Liga Nos e a disputar a competição a eliminar.

Haverá antes do fim do ano civil um jogo que poderá dar (e somos favoritos para que isso aconteça) a presença na final-four da Taça da Liga - "basta" ganhar em casa ao Gil Vicente.

Estes resultados estatísticos para Carvalhal demonstram uma época brilhante para uma equipa que não tem argumentos para os 3 grandes nem para os 2 mais fortes do Minho. (Dito assim concordo)
Para uma parte dos adeptos a época está a ser má, tendo um dos melhores treinadores e um dos melhores planteis de sempre. (Dito assim também concordo...)

A questão aqui é: estamos mal? estamos brilhantes? estamos na mesma? ou estamos pior do que o poderíamos fazer mas acima da média num campeonato que está cada vez mais fraco?

Sinceramente acho que a pergunta mais adequada para receber um "sim" é a última.

Para o plantel e treinador que temos, estamos pior do que aquilo que poderíamos fazer, mas isso não se nota na tabela em termos de classificação, porque o nosso campeonato está cada vez mais fraco.

Houve duas frases que me fizeram pensar sobre isto esta semana. Uma de Cândido Costa: "Estive em clubes, que não o FC Porto, que com estes planteis dos 3 grandes, nós também seríamos candidatos com as equipas que tínhamos" e outra de um jornalista do Record: "Se estamos a criticar tanto tanto tanto o Sporting e todos concordamos que os Sporting está pelas ruas da amargura, a jogar um futebol deplorável, o facto de ter chegado ao terceiro lugar mostra bem a qualidade do campeonato português."

Posto isto: nós estamos com uma pontuação dentro daquilo que têm sido os nossos 4 anos, ou seja, pouco abaixo da média de 1,5pontos por jogo, como sempre. Por outro lado, temos um treinador com mais experiência e mais portefólio do que os outros e um plantel  mais equilibrado e com jogadores melhores que os de outros anos a fazer o mesmo mas contra equipas piores. Deixar-se empatar em Portimão contra 10 foi só mais um exemplo... inaceitável, diga-se.

Portanto. Estamos na mesma numericamente, mas pior qualitativamente.

Acredito que para isso contribui a falta de eficácia na finalização. Bruno Moreira falha, mas os outros também e nos últimos jogos viu-se que Taremi também falha. (Já agora, mete-me confusão ver gente aplaudir um jogador que pediu para ser expulso).

Posto isto, além do 6 que acho precisamos desde o início da época e do 8 que passamos a precisar com a lesão de Jambor, temos de tentar encontrar um ponta-de-lança que possa marcar mais golos que Bruno, mas que não trabalhe muito menos que ele, porque isso é que o distingue e lhe garante o lugar na equipa: corre muito mais que os outros.

Declaração de interesses: se eu fosse treinador do Rio Ave FC, com este plantel, Bruno Moreira também jogava sempre.

Nota 1:
Penalties: o mal não é do Filipe Augusto. Havia quem pedisse Nuno Santos ao mesmo tempo que insultava FA... o pedido foi concedido.

Nota 2:
Melhor jogador desta primeira fase da temporada para mim é Filipe Augusto.