14.10.19

As escolhas do treinador

calcar na imagem para aumentar
Sejam os motivos quais foram, o gráfico de utilizações dos atletas do Rio Ave nos 10 jogos já disputados é como está acima representado. No total, já jogaram 21 atletas.

Temos 4 atletas que estiveram nos 10 jogos: Filipe Augusto, Tarantini, Bruno Moreira e Mané. No entanto, nenhum deles é totalista em termos de minutos. Curiosamente, Mané é apenas 11º no que toca a tempo total de utilização. Já Matheus Reis que falhou 1 jogo é o 3º no tempo de utilização. Ronan, por exemplo, esteve também em 9 jogos, mas é apenas 18º no que toca a minutos somados.

As mudanças no eixo na nossa defesa ficam bem ilustradas neste gráfico: o central mais utilizado é Monte que até tem jogado a lateral direito e é apenas o 5º mais utilizado. A dupla de centrais mais usada (5 vezes), Borevkovic - Aderlan, ocupam 9º e 10º lugar respectivamente. E já que falamos em centrais, foram 4 duplas diferentes (Monte - Messias, Borevkovic - Aderlan, Borevkovic - Messias, Monte - Aderlan) já utilizadas e até já usámos um trio (vitória em Alvalade para a Taça da Liga).

Nos 10 jogos já houve 8 combinações iniciais diferentes. As repetições do onze de entrada em jogo aconteceram na Liga quando em Alvalade repetimos o 11 que venceu o Aves em casa e de novo na Liga quando ao recebermos o Porto repetimos o 11 que tinha vencido na jornada anterior o Belenenses.

Os jogadores mais vezes substituídos são Diego e Bruno Moreira, 6 vezes cada um, sendo que Bruno foi 5 vezes o último jogador a ser substituído. Já o suplente mais vezes utilizado foi Ronan, 8 vezes. Como já se referiu, Ronan jogou 9 vezes e da única vez que foi titular também foi substituído.

Por utilizar 5 atletas: o lesionado Nadjack, Joca, Vitó, Costinha e Carlos Alves.