9.9.19

Fora de Tempo

O jogo que deveria ter sido de arranque foi o quarto.
E por vários motivos foi jogado fora de tempo.

O jogo foi estranho. Vi um Vitória que na primeira parte a dada altura parecia o Moreirense. Fechados atrás e sem pressionar a nossa saída de bola. Isso fechou os espaços e obrigou os nossos jogadores a exteriorizarem toda a sua capacidade. Foram capazes a espaços.
Marcamos e bem. Mas antes tivemos mais 2 oportunidades e falhamos e mal. Temos de ser mais eficazes.
Mais uma no ferro por sinal.

Logo a seguir ao nosso golo e antes do intervalo quando se pedia que o jogo estivesse congelado ou com faltas ou com bolas fora ou com jogadores no chão sofremos o empate fora de tempo e que eles fazem na primeira vez que lá vão. Ou seja, se tivéssemos marcado os que devíamos, iríamos na mesma em vantagem para o intervalo. Contudo, inequivocamente fomos melhores em tudo.

Na segunda parte e após a expulsão eles cresceram, a força do vento também e isso ajudou-os.
Tiveram as oportunidades e acabaram por justificar o empate.
Aí o nosso guarda-redes foi decisivo pelo que creio que merece ser considerado o homem do jogo.

Algumas notas soltas:
a) Não percebo como é que um jogador entra de sola daquela forma pedindo quase para ser expulso, comprometendo o resultado do jogo, quando tinha oportunidade de fazer a falta de outra forma... e mesmo assim acaba a sair aplaudido pelos adeptos.

b) Não percebo assobios ao treinador quando decide tirar o jogador que efectivamente estava a ser o melhor em campo, mas que além de não fazer 90 minutos há 1 ano ou mais, a jogar com menos um seria difícil que esse jogador conseguisse além de atacar, acompanhar as subidas do lateral que se adivinhavam mais constantes, aliás como veio a acontecer por força da superioridade numérica do adversário.

c) Não percebo a irritação e "perseguição" para com Bruno Moreira, quando Ronan em 6 bolas disputadas, perdeu as 6 além de não fazer a pressão que Bruno Moreira faz.

d) Percebo a irritação com Gabrielzinho... mas de facto não havia outro.

O OUTRO LADO DO JOGO
Muito se falou e muito se especulou, contudo a equipa que mais perdeu com esta "novela" toda foi o Rio Ave FC, à excepção de 2 factores.

1- Jogamos com uma equipa com 1 semana de descanso quando podíamos ter jogado com uma equipa com 3 dias de descanso e entre 2 jogos de uma eliminatória europeia;

2- Perdemos dinheiro porque ao contrário do que eles querem apregoar, quem iria receber o dinheiro de 2500 bilhetes em vez de 900 era o Rio Ave FC;

3- Perdemos credibilidade (embora se perceba que a culpa não seja do Rio Ave);

4- Perdemos na imagem porque ficamos rotulados como um clube de primeira com um estádio de segunda.

5- Perdemos o nosso melhor jogador, sendo que nesse jogo ele seria ainda uma surpresa, algo que não aconteceria mesmo que pudesse jogar neste.

Eles queixam-se das lesões, mas que se vão queixar à equipa técnica ou ao corpo clínico, porque disso não temos culpa nem nós nem a Liga.

Depois:
ambas as equipas perderam porque depois de estar a trabalhar com reforços já integrados, os treinadores tiveram de recuar 4 semanas e jogar com os atletas disponíveis aquela data, o que vem completamente fora de tempo por interromper trabalhos de continuidade.

Os pontos onde acho que eles se podem queixas:
1- O Vitória foi prejudicado porque efectivamente teve menos adeptos do que aqueles que iria ter (temos pena).

2- Mas sendo justo, foi prejudicado porque não faz sentido ver-se privado de jogadores expulsos em 2 jogos diferentes. Ou podia jogar o jogador expulso na Taça da Liga ou podiam jogar os jogadores expulsos no Dragão. Impedir os 3 tornou-se de facto injusto.

Globalmente fomos mais prejudicados que eles.