28.9.19

Alvalade II


O jogo para a Taça da Liga foi um jogo atípico.
O objectivo foi conseguido, mas foi um jogo mal jogado pelas duas equipas, que jogaram com jogadores pouco rodados, fruto de um calendário apertado.

Fizemos um golo através de um jogador que eu não aprecio muito, contudo é necessário dizer que foi um bom golo. Recuperou a bola e durante 40 metros progrediu até finalizar. Ninguém lhe saiu ao caminho? E então? Que culpa tem ele disso? Eu se apanhar os verdes todos nos semáforos também não vou esperar que chegue o vermelho em nenhum deles… E depois é uma bicada à Romário… bom golo.

Depois é importante referir que mais uma vez se nota muito trabalho do treinador e muito empenho e até inteligência dos jogadores. Novo sistema táctico, com jogadores pouco rodados, mas com eficácia defensiva (é verdade que o SCP teve oportunidades, mas temos de ser realistas e perceber que temos concedido oportunidades aos adversários em todos os jogos). Mais ainda, durante o jogo há uma mudança no sistema e a equipa melhora, isto tudo com jogadores pouco rodados:
Mais uma vez em Alvalade, para mim a diferença esteve em Carvalhal.
O golo deles nasce de uma falta duvidosa, mas que aceito a marcação e num livre que só entra porque bate num jogador nosso.

Na segunda parte é verdade que eles têm mais posse, têm uma ou outra oportunidade, mas ninguém tem culpa que as falhem, como por exemplo falhamos contra o Tondela. O nosso 2º golo é feliz, mas é fruto de uma jogada de insistência e em que os ressaltos são todos ganhos pelos nossos jogadores e isso demonstra a crença, a vontade e a atitude, bem como o sinal que o treinador passou com as substituições. Era para ganhar. Nesse lance estavam 4 ou 5 ou jogadores nossos dentro e/ou nas imediações da área do adversário.

Em termos de Taça da Liga temos boas chances de passar. Creio que que não perdendo em Portimão e jogando em casa a última jornada com Gil Vicente podemos acreditar que passamos. Se ganharmos em Portimão... é quase certa a passagem.
Além disso, se passarmos o nosso grupo cruza com o do Braga, cujo presidente esta semana pediu o fim da competição. Se for coerente com o que disse, então que desista ou que pelo menos jogue com os sub23; contudo Braga, Paços, Marítimo ou Penafiel (com todo o respeito pelos clubes) seriam sempre em teoria mais acessíveis que Porto ou Benfica, caso estes confirmem as passagens.

Agora é esperar que nos calhe o Sporting para a Taça de Portugal… em Alvalade... Não há duas sem três.

Mas para já venha o FCP para a Liga.

PS1: Junio, desta vez a central, voltou a jogar e fez um jogo bom, tal como os outros 2 centrais da tripla Messias e Bore.
PS2: Figueiras foi substituído relativamente cedo. Jogará o próximo jogo a titular? Acho que não… mas…
PS3: Amaral não fez um jogo mau, mas sinceramente não vi nada que não tenha visto em Tiago André... mas se calhar vejo mal.