15.8.19

Vamos lá começar! Como Joga o Famalicão?


Na semana passada ficamos todos desiludidos por não haver jogo!
E porque não reverter esta situação a nosso favor? Como?
Eu explico:
O Famalicão apesar de ter ganho ao Santa Clara na 1ª jornada, a mim não me convenceu,  vi um Santa Clara bastante perdulário, o melhor em campo foi mesmo Defenfi o GR do Famalicão, fez 3 ou 4 defesas de grande nível, e evitou que o Santa Clara empatasse a partida.
Vi um Famalicão com muitos desequilíbrios no seu processo defensivo, com grandes dificuldades no jogo aéreo e em lances de bola parada. Usa 2 sistemas, começa quase sempre com o 4-2-3-1, mas em muitos momentos do jogos transforma-o em o 4-4-2( igual ao Rio Ave). Este Famalicão é no entanto muito forte nas transições, chega a colocar 6 jogadores no processo ofensivo, vive essencialmente da velocidade de Fábio Martins e Ruben Lameiras, 2 extremos de grande qualidade, que servem o ponta de lança Toni Martinez, quanto a mim o melhor jogador desta equipa fica guardado para Pedro Gonçalves, um 10 de grande qualidade, com uma técnica acima da média. Mas voltemos à questão de fundo, o Famalicão venceu porque aproveitou com uma eficácia tremenda, invulgar até, as duas oportunidades que teve ao longo do jogo, e que nasceram CLARAMENTE de GRANDES erros defensivos do adversário. Chegados aqui, é precisamente aqui onde eu acho que podemos reverter a situação de não termos jogado na semana passada e transforma-la a nosso favor. Nós neste momento temos um conhecimento muito maior desta equipa do Famalicão, facilmente identificamos os seus pontos fortes e fracos, logo e por isso será fácil para CC  contrapor estes pontos do jogo do Famalicão, já o Famalicão a última referência que tem da nossa equipa é o jogo da taça da liga… Daí para cá passaram-se 2 semanas, e todos sabemos o que em 2 semanas nesta fase do campeonato os treinadores conseguem apurar, é muito tempo, e por consequência  acho que CC deverá ter encontrado a forma certa de surpreender este Famalicão.

O que o Rio Ave não pode fazer?
O Rio Ave não pode de forma nenhuma deixar que o Famalicão use a profundidade, se lhes dermos espaços entre linhas, e se eles conseguirem colocar os seus extremos de frente para a nossa baliza, antevejo grandes dificuldades, eles são muitos “sádicos” e pacientes, sabem sofrer, e adoram uma transição rápida, logo não podemos ser uma equipa macia, quero um Rio Ave forte e “agressivo” para este Famalicão, nem que para isso seja necessário recorrer mais vezes do que é habitual nesta equipa a faltas no meio campo.

O que podemos fazer para ganhar?
Termos posse, enervá-los, eles jogam em casa após 25 anos de ausência na 1ª liga, pressionar o portador da bola como se fosse uma final, atacando o que de pior eles têm, a defesa, bem como os lances de bola parada, temos que ser audazes e ao mesmo tempo inteligentes, porque se por um lado eles estão tranquilos porque já têm 3 pontos, por outro eles sabem que venceram um adversário direto com uma dose elevada de sorte, e que este Rio Ave, é muito melhor que o Santa Clara, logo podem desta vez não ter a sorte que tiveram nos Açores, assim sendo, penso que também lhes assiste muito nervosismo.