5.8.19

Resultado Final = Rio Ave 11 - Reforços 0


Foto Rio Ave FC
Há cerca de 10 meses atrás fiz uma pequena comparação entre MC(Miguel Cardoso) e JC (JoséGomes), quis mostrar que apesar de usarem o mesmo sistema existiam diferenças, na altura o mercado estava fechado, e tínhamos Vinícius na equipa. Desta vez não pretendo fazer uma comparação entre Carlos Carvalhal(CC) e Daniel Ramos(DR), até porque seria manifestamente injusto, irei fazê-lo mais tarde, apenas quando o mercado fechar e o Rio Ave tiver as tais 7 jornadas.
Antes do jogo de sábado tinha 2 grandes expetativas para o jogo, confirmar o sistema tático, perceber as suas diferenças, e saber quais os reforços que entrariam de caras na equipa. Para surpresa minha o Rio Ave iniciou o jogo sem reforços, 11  jogadores do ano passado contra 0 reforços sendo que CC mantém o mesmo sistema de DR o 4-2-3-1, (se não estou em erro, desde Nuno Espírito este tem sido o modelo, o sistema de referência da nossa equipa, interpretado pelos diversos treinadores e posto em prática  com nuances bem diferentes, e também aquele que nos tem permitido, época após época estar sempre bem acima dos lugares de despromoção. Estes 2 factos: o mesmo sistema, e apenas os jogadores do ano passado de inicio podem dar/ter várias interpretações, em relação aquilo que CC queria para o 1º jogo oficial. O JPM já aqui referiu a sua visão, eu, no entanto tenho uma opinião um pouco diferente, acho que Carvalhal ainda não tinha(tem) segurança/confiança nos reforços, e por isso, e bem não os colocou protegendo-os, e protegendo assim também a equipa, jogando claramente pelo seguro.Mas a verdade é que alguns dos reforços depois de entrarem confirmaram precisamente isso(não estão ainda preparados), e portanto, devemos elogiar o treinador porque foi prudente, e inteligente ao usar a equipa que começou o jogo. Mas fica a questão dos jogadores que nos faltam, se depois do jogo ficou a certeza de que Mehdi Taremi tem qualidade, também me parece certo que não é um ponta de lança fixo, é um extremo que joga muito bem por dentro, e tem bom jogo de cabeça, ora isto será que quer dizer que ainda vamos receber um ponta de lança?  Espero bem que sim…

Quanto ao jogo, apenas para dizer que foi bom ver a equipa a marcar muitos golos e bonitos,  isso moraliza. O jogo teve um inicio bastante conservador, apesar de não gostarmos, é compreensível que  a abordagem tenha sido essa pois estamos no inicio…  depois do 1º golo a supremacia foi clara, e merecemos a goleada.