2.8.19

Presidente e treinador a duas vozes?

Na verdade, sim.
ASC fala em lutar por um lugar na Liga Europa, Carvalhal mantém o discurso prudente desde o primeiro momento. Hoje disse que "Defino objetivos a curto prazo, não penso a médio e longo prazo. Traço um quadro de ambição, de tentar fazer uma equipa competitiva. E somos capazes de conseguir isso. Os limites para alguma coisa... isso vai depender do comportamento da equipa semana após semana, jogo após jogo. Não podemos falar de Liga Europa, pelos pontos que não temos conseguido. Estamos reduzidos a quatro equipas, o 5.º lugar é falso, pois depende da Taça de Portugal. E chegar aos 4 primeiros da Liga num campeonato com uma assimetria tão grande... Até o Sp. Braga faz uma diferença de quase 20 pontos para o 5.º lugar. Se calhar o Vitória de Guimarães estará mais perto de fazer essa aproximação. Depois há um lote de equipas, entre elas o Rio Ave, que tentarão fazer o melhor possível. É focar em objetivos a curto prazo", explicou o treinador dos vila-condenses, em conferência de imprensa."

As palavras de Carvalhal merecem-me alguns comentários:
- os argumentos do míster fazem sentido, mas a verdade é que ele evita dizer que vamos lutar pelo 5º lugar - que era o que eu esperaria. E só assim haveria uma clara sintonia com o que disse o Presidente. Se o 5º lugar não der qualificação europeia (por causa da Taça de Portugal, como ele bem lembra), ninguém o vai responsabilizar.
- Carvalhal não é maior do que o Rio Ave mas é o treinador mais categorizado que o Rio Ave contratou nos últimos 30 anos. Ele sabe disso e tem a sua própria estratégia comunicativa. Fala por si.  Eu preferia que fosse de outra forma, mas o que conta são os resultados finais.