24.8.19

"Bota Like"

Começando pelo óbvio.
Quem é o homem que tem menos Likes por golo marcado? Medhi Taremi...
Esta será a desculpa de quem acusou o Rio Ave de contratar este craque apenas pelo peso das redes sociais.

Bem... QUE CRAQUE.
Já tinha justificado a titularidade quando entrou contra a Oliveirense...
Carvalhal esperou. Voltou a justificar quando entrou contra o Famalicão.
Carvalhal fez o óbvio. E o homem fez o que se viu:
3 golos. 1 penalty sofrido... uma assistência para um golo cantado que foi falhado e uma arrancada antes do meio campo a deixar tudo de boca aberta (ainda bem que a lesão foi momentânea).
Em 2 jogos sofreu 2 penaltys. Além dos golos.
Tem tudo: força, velocidade, técnica, visão de jogo, capacidade de desmarcação e golo.

Palavras para quê?

Só temos mesmo de ir à página do homem e fazer Like.

Quanto ao resto, a única surpresa no 11 foi o facto de Carvalhal mexer em 3 posições da defesa. Mexeu em 2 jogadores, mas em 3 posições: nos 2 centrais (1 era obrigatório) e derivou o outro para a lateral. Aliás, o que já havia acontecido com Pedro Martins, Luis Castro e Miguel Cardoso (Daniel Ramos também preparou um jogo assim, mas houve uma lesão de última hora): Nelson Monte a lateral direito. Uns por necessidade outros mesmo por opção, como ontem. Dá que pensar.
Está Carvalhal a pedir um lateral, ou a assumir que com estes jogadores do meio-campo para a frente não precisa de um lateral, mas sim de um defesa direito?
A verdade é que Monte cumpriu e eu prefiro um defesa que antes de atacar saiba defender, porque é para isso que lá está.

Outra variante foi o 4-4-2 com Medhi a aparecer junto a Bruno Moreira e Diego a descair na esquerda. A verdade é que Diego tem tendência de voltar para o meio e isso aconteceu.
Resultou muito bem com bola, mas Matheus ficou muitas vezes desprotegido. Contra o Aves deu, mas contra Sporting e Vitória é algo que tem de ser corrigido. Será que foi essa mais uma razão para do outro lado haver um central na lateral, para que o central a jogar pela esquerda pudesse estar mais perto de Matheus? Talvez, mas houve muitos buracos na esquerda que felizmente o Aves não aproveitou.

Quanto ao jogo, vi jogadas excelentes de combinação.
Guarda-redes tranquilo. Defesa compacta, segura e concentrada.
Médios com dinâmica, Bruno Moreira nas tabelas e a arranjar espaços para as penetrações, Nuno Santos nas diagonais.

Uma pressão altíssima na saída de bola adversária (Bruno Moreira trabalha muito naquilo que não se vê)...
Taremi... a fazer uma das melhores exibições individuais que me lembro de um jogador do Rio Ave FC fazer.
Genial.
Grande jogo, grande vitória e com futebol espectáculo.

PS: se o homem ganha muito ou pouco não sei. Sei que mesmo que pague para jogar, se for melhor que os outros, tem de jogar sempre. Se tiver uma cláusula baixa porque assim o exigiu, será preferível vendê-lo barato ou nunca o ter tido? Seja qual for o contrato, foi o negócio possível para o ter cá, com este futebol, foi sempre um grande negócio.

PS 2: as alterações na segunda parte "estragaram" a equipa o que me leva a pensar se temos banco. Um banco com 2 laterais e apenas 1 médio (que não entrou). Mané continua sem justificar uma entrada directa no 11. Vitó no lugar de Jambor no banco. Joca continua ausente... O que se passa?