3.8.19

Antevisão do Treinador Parte 2 : - Contadores a Zero

Foto Rio Ave FC
Gostava de dizer que apesar de ter jogado enquanto júnior 1ºano do Rio Ave, com Carlos Carvalhal quando ele estava no Braga como Júnior 2º ano, não serve para dizer que o conheço bem, antes pelo contrário conheço-o mal, nunca falei com ele pessoalmente, e por isso também eu me estou a habituar ao seu discurso... gostei do o ver em Inglaterra a vender o pastel de Nata, acho que foi feliz e inteligente, eu nessa altura vivia em Inglaterra, e passei alguns dias, a mostrar aos ingleses onde se podia comer o Pastel de nata em Bedford. 
Outro pensamento que saltou à vista sobre a entrevista de ante-visão foi o de dar a ideia de que os contadores “hoje” estão a zero, é uma verdade de “La Palisse”, porque realmente estão... penso também que o nosso treinador não quis falar na Pré-época, e eu até entendo e talvez até fizesse o mesmo, já que esta não correu nada bem, não conseguimos ganhar a ninguém da nossa liga, frente a equipas do nosso campeonato apenas ganhamos ao Boavista e à porta fechada, poucos reforços, e os que chegaram, chegaram algo tarde.
Muitos poderão dizer que os resultados da pré-epoca, não valem para nada, concordo, mas também discordo, e explico:
Vencer na Pré-Época significa que os atletas estão a assimilar as ideias do treinador, que o entrosamento na equipa existe(conhecimento do treinador para com os jogadores, e vice-versa, conhecimento por parte dos jogadores dos seus companheiros de equipa durante os VÁRIOS momentos do jogo), que o esquema tático, ou melhor a ideia de jogo, apesar de ser necessária trabalhá-la diariamente, esta está a ser assimilada pela equipa mesmo nesta fase inicial. Que aos poucos a equipa é capaz de aumentar a intensidade de jogo, e ainda de aumentar a capacidade de pressão em terrenos mais adiantados, que os jogadores a nível individual melhoram as suas exibições, e a suas capacidades físicas também. Ou seja, é MUITO importante ganhar não digo todos os jogos, mas pelo menos alguns jogos na pré-temporada, principalmente aos adversários mais diretos, porque como é obvio, as vitórias dão a tal confiança ao treinador e ao mesmo tempo dão a ideia de que a “mensagem” está a ser passada . Não ganhar na pré-temporada é a antítese de tudo isto, com a agravante de assustar toda a gente: Treinador, Jogadores, Direção, Adeptos e até os Jornalistas "blogueiros", ficamos todos com dúvidas,  no limite obriga o presidente a abrir os cordões à bolsa. Portanto não sei mesmo, se tentar fazer um “reset” hoje, transformando-o num o Jogo a Jogo porque a competição a sério vai começar, é suficiente. Eu preferiria ter um discurso mais apologista da leitura semanal (semana a semana) informando o que foi feito e testado e o que falhou apenas nesta fase de preparação, tal como no jogo a jogo já em competição, ( ao estilo do Lage, gosto mais) mas eu não sou treinador...
E sim,  acredito que isto é feito internamente  não ponho em causa ,sei do profissionalismo que se vive no Rio Ave, mas é pena que haja ainda no Rio Ave a cultura da pouca abertura para fora... a ausência desta informação(para os adeptos) assusta, lá isso assusta, especialmente quando partimos para este jogo com a Oliveirense, com muitas incertezas. Mas as coisas vão mudar, sim afinal vem aí o Jogo a jogo e tudo vai ser diferente.
Mister: Boa sorte para mais logo…e que o jogo a jogo venha sempre repleto de êxitos!