4.7.19

Pré-época... Reforços? Onde?


Após uma paragem na escrita é tempo de voltar e agora falar na nova época.

Curiosamente no dia da apresentação do segundo reforço para a nova temporada, mas sendo a primeira novidade, pois o primeiro reforço tinha sido anunciado em janeiro.

Primeiro associei que o Rio Ave FC não anunciava ninguém por não o querer fazer sem a época anterior terminar oficialmente, ou seja, só os iria apresentar a 1 de julho.
A verdade é que em 3 dias... ninguém.
Ontem dava por mim a pensar que o facto de o Rio Ave não anunciar ninguém teria a ver com o facto de ir buscar algum jogador ou que estivesse na Golden Cup, na Copa América ou na CAN. Competições a decorrer, com muitos jogadores de qualidade... mas também há jogadores tipo Buatu ou Nadjack, que também lá estão, por exemplo. Desses não precisamos.

Contudo, o primeiro reforço é de um lateral-esquerdo de 21 anos, que não conheço e que tem idade idêntica ao Tiago André, um lateral-esquerdo Vilacondense que há 5 anos está para subir à equipa principal... Melhor lateral esquerdo da primeira edição da Liga Revelação.

Posto isto e partindo do princípio que esta posição está fechada, precisamos de um central experiente, um segundo avançado virtuoso e eventualmente um extremo. Creio que com Gabriel, Murilo, Nuno Santos e Jaime não estaríamos mal... mas se pudesse vir alguém que nos pudesse dar mais virtuosismo que estes seria interessante - até porque Nuno Santos, o melhor que temos, não faz uma época completa há muito tempo e isso deve ser tido em conta).
Mas acima de tudo, reforço: um bom central.

O resto depende de saídas (Leo, a confirmar-se, faltará um guarda-redes) ou da necessidade que o treinador tiver, se achar que alguma das posições, apesar de ter jogadores, estes não terem a qualidade necessária para fazer face aos objectivos - Europa. 

É curioso que Tarantini no arranque dos trabalhos referiu que a instabilidade na época passada se deveu às inúmeras mudanças no plantel. Interessante perceber que perspectivávamos isso por esta altura, mas há um ano atrás. Ou seja... estava-se mesmo a ver...
Este ano pelo andar da carruagem mudaremos muito menos. Espero que seja um bom presságio. 

Outras notas:
Segundo o site oficial do clube:
"O Rio Ave FC foi, uma vez mais, certificado pela Federação Portuguesa de Futebol como entidade formadora... O Rio Ave FC obteve a pontuação máxima o que lhe valeu o carimbo de 5 estrelas!"
Silvério dispensado. Tiago André novamente tapado. Carlos Alves não é opção, senão não teríamos de pensar em contratar ninguém para substituir Leo.
Quanto se gasta na formação? Compensa? Tira-se proveito?
Esse orçamento faria mais sentido para reforçar o orçamento do futebol profissional?
As obras para a formação não fariam mais sentido no estádio?
Para quê formação?
Não pude estar na última assembleia geral e é certo que lá seria o local indicado para colocar.
Contudo, ficam aqui as dúvidas.

Mudanças na direcção. Temos novo director geral (solução interna) vindo de dentro e novo director de comunicação (contratado ao Tondela) que veio substituir o novo director geral.

Após a tradicional "Ida à Praia" dos ranchos de Vila do Conde, um texto que apreciei no Mundo Rio Ave questionava o porquê do envolvimento dos vilacondenses nos Ranchos e não da mesma forma no clube.
Estes 2 últimos pontos são para mim dos principais motivos.
O Rio Ave FC é dos Vilacondenses, mas não é para Vilacondenses, dentro e fora do campo. 
Os Ranchos do Monte e da Praça são.
Nem vou explorar o facto de os 2 elementos mais criticados a par de Buatu na última época terem sido Coentrão e Daniel Ramos... Vilacondenses que fizeram tanto ou mais que outros "estrangeiros" noutras épocas, mas que ao invés de criticados, eram louvados.