2.5.19

Sub 23: Parabéns


Acabou o campeonato de sub23.
Parabéns ao Desportivo das Aves. Venceu. Acabou por vencer bem... infelizmente.

Entramos na última jornada como possibilidade de ser campeões.
Não fomos... e acabamos em 3º.
Não fizemos o nosso papel e isso saiu caro, porque quem nos podia ajudar, o Braga, de facto ajudou e empatou o Aves.
Acredito que tenhamos sido a equipa mais regular das duas fases, contudo os pontos da segunda fase valiam o dobro dos pontos da primeira. E a regra era essa desde o início; já sabíamos ao que íamos. Nessa segunda fase não fomos os melhores. Foi o Desportivo das Aves.

Acredito também que merecíamos ficar em 2º lugar... e que isso não aconteceu porque quisemos ser primeiros e sofremos um golo no final... De facto, ser 2º ou 3º é igual e é esta a mentalidade que devemos incutir em jovens que se querem ambiciosos na primeira equipa: não há que segurar empates. Se podemos ser primeiros... lutemos por isso.
Se não atingimos o objectivo, nunca devemos ficar satisfeitos com o lugar alcançado, mas devemos ter sempre orgulho pela forma como a ele chegamos.

Em suma: desengane-se quem pensa que perdemos o primeiro lugar no último jogo. Perdemos como disse na 2ª fase toda. No apuramento de campeão, em 5 jogos em casa, correspondentes a 15 pontos, conseguimos 4 (um empate e uma vitória). Um campeão tem de conseguir mais em casa. Em comparação, na primeira fase ficamos em primeiro porque ganhamos 10 jogos em 13 em casa.

Para finalizar, isto não invalida o excelente campeonato que esta equipa fez. Parabéns.
Pedro Cunha mostrou ser um líder com capacidade para aproveitar e tirar o máximo rendimento destes atletas na fase final da sua formação (deixar Kelechi no banco no último jogo, depois dele, que vinha a ser um dos melhores, ter falhado contra o Benfica, mostrou que é um líder: saber sentar quem quer que seja, como, onde e quando tiver de o fazer é de chefe)... e estes mostraram e potenciaram as suas qualidade, mostrando que estão presentes e vivos para que o clube olhe para eles, não como os filhos da casa, mas como os Homens da casa.

Escreverei um texto sobre o que esperar destes Homens da casa em breve, na minha opinião.

NOTA: Parabéns ao Desportivo das Aves. 2018 Taça de Portugal. 2019 Campeonato de sub23 e primeira manutenção assegurada na primeira liga (sempre que tinham subido, desceram no ano seguinte). Está de facto a crescer. Muito às nossas custas, por sinal.