31.5.19

Época 2018/2019 - Balanço



Campeonato do Rio Ave FC:
O objectivo mínimo dos 8 primeiros foi conseguido.
O 5º lugar apontado por José Gomes foi falhado. Isso não torna a época totalmente falhada dadas as circunstâncias que vivemos ao longo da temporada.
Tirando os 4 da frente na segunda volta, melhor que nós só o Boavista.

Taças do Rio Ave FC:
Na taça de Portugal caímos em Alvalade: um resultado normal - azar no sorteio que nos vinha bafejando com melhor sorte nos últimos anos.

Na Taça da Liga no nosso grupo passou o Benfica. Também é normal.
Uma época normal tendo em conta a vertente da nossa realidade e de quem nos eliminou.


Liga portuguesa no geral:
Principais destaques positivos: Moreirense, Boavista e Santa Clara.
Decepções: Chaves, Marítimo, Braga (tinha plantel para estar mais próximo do SCP) e Vitória SC (tinha um treinador e plantel com jogadores para fazer mais de 60 pontos); e claro, a arbitragem - já era difícil entender algumas decisões em tempo real, mas com VAR não consigo mesmo perceber tantos erros.
Melhor jogador da Liga: Bruno Fernandes.

Rio Ave FC - destaques:
Melhor guarda-redes: Léo Jardim.
Melhor defesa: Rúben Semedo.
Melhor médio: Filipe Augusto.
Melhor extremo: Galeno
Melhor avançado: Vinicius. 
Melhor Treinador: Daniel Ramos.

Regresso do ano: Nuno Santos (pena ter sido tão tarde).
Revelação: Léo Jardim.
Melhor jogador:
1º Léo Jardim;
2º Galeno;
3º Vinicius.

Onze da temporada:
Guarda-redes: Léo. 

Lateral direito: Júnio
Centrais: Bore e Semedo
Lateral esquerdo: Coentrão.

Médios: Filipe Augusto, Tarantini  e Dala.

Extremos: Nuno Santos e Galeno. 
Ponta-de-lança: Vinicius.

"Declarações de voto":

Tenho necessidade de justificar Júnio no onze: apesar daquele início assustador e dos 24 jogos de Nadjack, não conseguiria pôr este num onze ideal e não era ético pôr uma defesa a 3 quando nunca foi utilizada;

Tenho necessidade de justificar Galeno como melhor extremo e como 2º melhor jogador do ano: apesar da ponta final de Nuno Santos, quando não havia mais ninguém houve muito Galeno e que nos deu pontos com golos, com assistências, com arranques que condicionam defesas contrárias, com arranques a queimar linhas quando não tivemos equipa capaz de o fazer. É o jogador do campeonato com mais ataques, apesar de não ter jogado praticamente nos últimos 7 jogos. Na primeira volta ficamos a dever muito a este jogador. Jogador que aparece também como um dos que mais faltas sofreu... assinaladas. Porque levou muito pancada não assinalada pelos árbitros.

Tenho necessidade de justificar Dala no onze e como médio: Para mim é um 10 e um 10 é um médio ofensivo, mas médio. Jogou o primeiro e o último terço do campeonato. Foi onde fizemos mais pontos. Quando não tivemos Dala não pontuamos. Essa influência não pode ser descartada. Custou-me preterir Diego, mas após ponderar bem optei por Dala.

Quanto às outras escolhas, como não tive dúvidas não sinto necessidade de as justificar.


PS: Dala foi votado pelos seguidores do Facebook do Rio Ave FC como o melhor da época. Todos percebemos o que ia acontecer. Não concordo, mas ainda bem. Mau demais era só haver um angolano e depararmo-nos com Buatu a Bola de Ouro do Rio Ave FC. Há sempre um lado positivo.