6.5.19

Duas vitórias verdes, um empate do Vitória, um novo sonho Europeu


Ganhamos. 3 pontos. Objectivo cumprido.
Com alguma sorte... que faz parte. O empate também se ajustava mas a vitória não nos assenta mal.

A equipa esteve globalmente bem. O treinador parece ter encontrado uma base para o 11 com uma ou outra mexida que acaba por ter de fazer em caso de necessidade.

Tirando um passe de Bore (aprendeu alguma coisa com Buatu e não valia a pena) no início que poderia ter comprometido, não houve mais falhas clamorosas.
Grandes golos: um pela classe do passe e do remate e o outro pelo envolvimento, movimento e jogada de equipa.

Relacionar o regresso de Nuno Santos e de Dala com os pontos é inevitável.
Mais:
os nossos melhores períodos foram o início e o fim da época. Denominador comum: Gelson Dala.

Contas:
Se dúvidas ainda existissem, para algum "maluco" da matemática, em relação à manutenção, então elas ficaram dissipadas. Está garantida.

Só que, com os jogos de Domingo ficamos a perceber que aquilo que parecia irreal há 5 jogos atrás virou novamente um sonho. O sonho Europeu (sou sincero... eu não acreditava nos 10 pontos em 4 jogos com o 2º, 5º, 6º e na altura 7º).
Isto da Europa... a fazer fé que o Moreirense efectivamente não se inscreveu.

Difícil? Sim. Muito, porque não dependemos só de nós... mas possível. E porquê?
Esta semana saiu-nos quase tudo de feição:
O Nacional empatou o Vitória e o Sporting venceu o Belenenses.
Só faltou o Santa Clara não ganhar.

Para isso temos de recuperar 4 pontos ao Vitória e neste caso esperar que eles não façam nenhum...
Ou esperar que eles não façam mais de 2, mas para isso teremos de fazer 6.
Mas um dos jogos engloba o Belém com o Vitória e o Belém ganhando poderemos ter de fazer também 6 pontos mediante o número de equipas que acabem empatadas com os mesmo pontos. E neste meínho entra também o Santa Clara que com uma combinação brutal, mas que é possível lá poderá ir também.
O Marítimo, Aves e Portimonense poderão alcançar-nos, mas se o fizerem não vamos à Europa.

Se no jogo entre Vitória e Belém, Domingo antes do nosso, houver um empate, para nós é em teoria o melhor resultado, partindo do princípio que quero sempre ganhar. Porque o Vitória não pode é fazer nunca 3 pontos (e fazer 0 ou 1 é igual porque no último jogo também não pode fazer 3 e se fizer 0 ou 1 ou 2 pontos nos 2 jogos que restam para nós é igual) e assim o Belém também perderia pontos e arrumado... Nesta hipótese teríamos sempre de fazer 6 pontos.

Contudo, se no jogo entre Vitória e Belém, Domingo antes do nosso, houver uma vitória do Belenenses (por 1 ou 2 golos de diferença desde que o Belém SAD não marque mais que 2*), nós, querendo sempre ganhar e sabendo que é importantíssimo ganhar o nosso jogo ao Benfica, se por circunstâncias do jogo não o conseguirmos fazer, será importante perceber que, em eventuais momentos do jogo, não tendo essa possibilidade de ganhar, é obrigatório não o perder, para que na última jornada, continuando a não depender de nós, o sonho possa ser um objetivo e o objetivo vire realidade na última jornada em Setúbal frente ao outro Vitória.

As contas são difíceis por causa dos mini campeonatos possíveis a 2 ou a 3. Para irmos nunca podemos fazer os 47 pontos que o Santa Clara tem de fazer: nós a irmos ou vamos 46 ou 48. Por isso não os meti nas contas. Pela mesmo razão excluí um hipotético empate do Vitória com o Belém. O campeonato a 3 só existe só o Belenenses ganhar ao Vitória portanto não fiz contas a 2 com o Belém.
Espero não me ter equivocado:

  • Rio Ave com Belenses e com Vitória:
    • Rio Ave 7 pontos;
    • Belém 7 pontos (se ganhar ao Vitória);
    • Vitória 3 pontos (perdendo com Belém).
    • Critério seguinte diferença de golos entre si... *e aí é a velha questão da interpretação. O Vitória se continuar a entrar nas contas dependemos do resultado da próxima jornada (por quantos ganha o Belenenses SAD), se não entrar temos vantagem contra o Belém.
  • Rio Ave com Vitória:
    • Rio Ave 3 pontos;
    • Vitória 3 pontos;
    • Diferença de golos marcados e sofridos é igual a 0 para as duas euqipas;
    • Critério seguinte é ter mais golos no campo adversário: marcamos 2 eles 1. Temos vantagem.
NOTA 1: temos confronto directo com adversários directos... pena foi não termos feito o nosso papel com equipas que vão descer. O Feirense fez 1/4 dos pontos que tem no campeonato contra o Rio Ave FC. 

NOTA 2: Em 15/16 estávamos numa situação não tão má mas muito difícil também... e lá conseguimos atirando o União da Madeira para a Liga II na casa deles. Faremos o mesmo ao Vitória em Setúbal?