9.4.19

Naufrágio à vista e ao tom dela


Perder em Alvalade é um resultado normal.
Basta ver a estatística ao longo dos anos e percebemos que perder seja no Dragão, na Luz ou em Alvalade é o resultado mais frequente quando lá jogamos.

Os erros também podem ser considerados normais. Permitir o contra-ataque a uma equipa moralizada e com jogadores com qualidade superiores aos nossos. Nadjack recuar em vez de ir fazer falta ao homem da bola e deixar todos os outros em fora-de-jogo. Coentrão perder uma bola. Messias fazer um penaltie estúpido.

Enfim... tudo seria normal, só que não.
Seria normal, se não fosse recorrente e se um pouco mais de entrega e atitude fossem demonstradas.
Até poderíamos levar 5. Mas ver os jogadores correrem, ver os jogadores concentrados e aplicados, a suarem ajudava a que as dúvidas não pairassem no ar.
Fico triste sempre que perco.
Fico revoltado por perder assim.

Apoiei a contratação de Daniel Ramos. Na altura sugeri a primeira opção para Pedro Cunha como sendo uma solução interna, mas de continuidade, mas disse também que se passasse por contratar alguém de fora de clube esse alguém teria de ser Daniel Ramos.
É verdade que esperava mais do treinador até este momento... mas custa-me muito mais perceber, como é que alguns jogadores jogavam tanto e deixaram de jogar e outros corriam tanto e deixaram de correr...
Isto tem a ver com o problema de alguns serem emprestados... mas também com a falta de profissionalismo dos mesmos e de outros. Há situações inaceitáveis.

Mais:
Se vejo Jonas no banco do Benfica, se vejo Brahimi no banco do Porto, se vejo Paulinho no banco do Braga, porque carga de água não vejo Galeno no banco do Rio Ave? Todos os outros já fizeram mais pelos seus clubes do que Galeno fez pelo nosso... e sentam-se.

Mudar agora? Não sei... Pedro Cunha subir com 5 ou 6 jogadores? Arrumar só alguns jogadores? Arrumar Daniel Ramos...? Qualquer coisa...
Se eu fosse presidente do Rio Ave (que não sou nem pretendo ser) sentia-me completamente perdido no meio do mar sem saber se nadava para a esquerda, se para a direita, para a frente ou para trás... mas uma coisa eu tenho a certeza... nadava...
Deixar-me ir ao "tom dela" é que não.
É preciso uma atitude... seja ela qual for, corra bem ou mal.
Apatia é que não me parece o caminho... esperar pelo fracasso dos outros é meio caminho andando para o nosso fracasso.