4.3.19

24ªj - Braga: Há algumas coisas que é preciso dizer

Sobre o jogo jogado: com aquele vento não seria muito fácil fazer muito melhor, ainda por cima com duas equipas que têm estado muito desinspiradas. Não tenho nada de muito mau a apontar aos nossos atletas, um reparo ou outro que abdico até de trazer para aqui por agora.
foto: desporto.sapo.pt
O factor arbitragem: os árbitros portugueses pouco ou nada fazem para se credibilizar. Parece que não lhes interessa. Parece reinar um medo que tudo tolhe, tudo aperta. Dão-lhes ferramentas e eles abdicam de as usar bem, de forma adequada e em prol de uma clarificação e credibilização do complexo acto de arbitrar. De onde vem o medo? O medo vem do poder. Contra o Braga este ano tivemos duas arbitragens muito infelizes, muito incompetentes, muito medrosas. É incompreensível o penalty não marcado sobre Galeno em Braga, é incompreensível ontem a expulsão de Jambor, é incompreensível deixar que um jogador do Braga se arraste para dentro de campo para parar o jogo, quando se lesionou fora dele, é incompreensível parar uma jogada quando um jogador nosso tem a bola e se prepara para ficar isolado marcando uma falta anterior a nosso favor, ..., ... enfim.
A nossa Direcção tem de se posicionar a sério. Tem de dar um sinal muito claro que está muito insatisfeita com o tratamento que o clube tem tido. Também há medo? Mas medo de quê? Que os árbitros nos levem de ponta e nos prejudiquem? Mais ainda? Que vai ser preciso? Que um árbitro pegue a bola com a mão e a meta na nossa baliza e assinale golo contra nós? Anda-se a brincar com a verdade desportiva, mas tudo assobia para o lado. Nesta miséria de futebol português parece que a coisa só mexe se alguma das 3 donzelas se sentir ofendida e prejudicada. E se assim é, se não nos ligam, há que fazer com que passem a ligar. E a solução é simples: vamos mexer onde dói. Não nos respeitam, não respeitaremos ninguém. Eu quando jogasse contra o líder da classificação jogava com a "melhor equipa" e quando fosse jogar contra o segundo, metia em campo a equipa Sub23 ou a B. Como isto é susceptível de causar uma polémica imensa, passávamos a ter atenção. Íamos ter o ódio dos adeptos? E? Temos agora o amor deles, por acaso?

O factor treinador: ontem com tanto condicionalismo (lesões no aquecimento, vento, Soares Dias) o treinador quase passa despercebido. Mas só quase. Eu entendo as cautelas defensivas contra o Braga. O Braga é uma boa equipa. Não entendo é que se convide o Braga a literalmente nos esmagar contra a nossa área. Não se deu um único sinal de ambição, uma centelhazinha, uma tentativa de sacudi-los pra longe. Galeno estava rebentado, não conseguia fazer a diferença. Em vez de tentar refrescar quem pudesse pelo menos tentar sacar um amarelo aos dois amarelados centrais do Braga, o treinador foi metendo mais defesas. E sempre que metemos um defesa, sofremos um golo.
Daniel Ramos parece sempre ultrapassado pelos acontecimentos. Daniel Ramos ainda não trouxe nada de diferente nem de bom a esta equipa. Daniel Ramos parece sempre sem chama no banco. Daniel Ramos tem de nos dar mais.