17.2.19

Santa ... paciência



O jogo com o Santa Clara foi ingrato.
Acho que Daniel Ramos escolheu bem a equipa, porque o 11 precisa acima de tudo de estabilidade.

Vou desde já deixar claro uma coisa que foi evidente para mim nos últimos 2 jogos:
Filipe Augusto é o melhor médio do Rio Ave FC. Dos que estão e dos que estiveram e já não estão esta época. Se para isso contribui o conhecimento com Tarantini e Diego? Acho que sim. Então, ainda bem. E posto isto, acho que estes 3 são o melhor meio-campo desta época.

Na primeira parte entramos bem. Com este meio-campo a pressionar e a ganhar bolas à entrada da área do adversário isso deixou-nos mais perto de não sofrer golos e também de marcá-los. E isso é mérito do treinador. Muito trabalho.

Bruno Moreira tem um grande remate fora de área e Diego aparece na cara do guarda-redes e não remata não percebi muito bem porquê.

O Santa Clara sem nada fazer ganha uma falta à entrada da área e faz um golo. Tarantini perde o duelo aéreo, mas acho que há mais mérito do Fábio Cardoso do que demérito do Tarantini.

Na segunda parte Daniel Ramos faz duas substituições logo ao intervalo.
Murilo estaria tocado? Penso que sim após uma entrada de Ukra na primeira parte pareceu-me que ficou a coxear desde esse lance e evitando fazer sprints.
E Tarantini? Estaria já com um desgaste tal devido ao esforço de pressionar lance atrás de lance na saída da área adversária? Penso que não...
A verdade é que Daniel Ramos quis arriscar, visto que tínhamos muita bola e Coentrão tecnicamente é melhor que Tarantini.
Contudo, isso fez com que o Santa Clara conseguisse sair mais vezes do que tinha feito na primeira parte... mas é preciso dizer também que continuamos a ter oportunidades. Coentrão por cima, Said por cima e Diego (na sequência de um  canto, creio ter sido ele) também por cima. Tudo em posição frontal... Mais o cabeceamento do Bruno Moreira após cruzamento do Coentrão.
4 oportunidades a somar às 2 da primeira parte...

Gabriel entrou muito mal... mas é preciso dizer que a semana passada entrou muito bem e foi elogiado o modo como conseguiu desequilibrar em Portimão.
Neste jogo... entrou mal... e no fim... no fim, vi muita gente a criticar o treinador...

Pois bem, eu não sou capaz de o fazer por uma questão de coerência:
1º Daniel Ramos não pode ir lá meter a bola na baliza. A equipa criou, jogou e teve oportunidades, após uma pressão constantemente alta à saída da área adversária e isso é trabalho do treinador. Metê-la lá dentro é trabalho do jogador.

2º Não pode adivinhar que um jogador entra bem há 6 dias atrás e é uma nódoa quando entra no jogo seguinte.

3º Quando um defesa com 5 ANOS de primeira equipa falha um passe em zona perigosa, não há treinador que resista.

4º não consigo, mas não consigo mesmo, criticar um treinador que num jogo faz substituições a partir dos 80 minutos sem arriscar, e depois passado 15 dias criticá-lo também por fazer substituições ao intervalo que acarretam riscos. É preso por ter cão e preso por não ter. Porque falar no fim é demasiado fácil.

Outras notas de desataque:

Ruben Semedo... e porquê? Um defesa marcou um golo. Sim é verdade. Buatu, Bore, Monte, Junio, Nadjack, Matheus, Afonso F. e Miguel Rodrigues somam ZERO GOLOS no campeonato. Chegou há 1 mês... Não é função principal dos defesas marcar golos... mas com tantos cantos a favor e livres laterais é incrível que não tenham feito golos... Gostava de saber se há mais alguma equipa que tenha esperado tanto para ver um defesa fazer um golo.

Ukra: mereceu o aplauso. Grande profissional enquanto esteve no nosso clube e foi um jogador preponderante nos maiores feitos da história do nosso clube. Internacional A por Portugal enquanto jogador do Rio Ave FC. Esteve sem clube ... e poderia até ser mais um no nosso plantel, mesmo podendo não ser titular acho que teria condições para ser um dos 26 ou 27 jogadores do plantel...

Árbitro: não sei muito bem como descrever. Ele esteve globalmente bem à excepção da autoridade que não conseguiu incutir nos jogadores. Até pode ser tecnicamente um bom árbitro mas falta o mais importante: personalidade. Resumindo... tem uns testículos muito pequeninos para ser árbitro de primeira liga.

Fábio Coentrão: quer se goste ou não é um grande jogador para o nosso nível. Defendeu, atacou... e falhou um golo imperdoável até... mas houve mais 4 jogadores a falhar também.
Por mim era titular a lateral esquerdo como defendo desde o início da época. Onde rende mais e onde a equipa precisa mais dele, se bem que Matheus está a subir de nível.