3.2.19

Rio Ave no lodo

O jogo contra o Tondela foi horroroso. Péssimo. Uma vergonha mesmo.
Tão mau que me vou escusar a fazer grandes comentários a não ser citar duas das frases mais ditas nas bancadas na 6ª feira, mas que já vêm sendo hábito nos últimos meses:
"Se esse gajo não corre, não pode jogar mais." [estavam a referir-se a uma vedeta]
"Essa defesa é uma valente m*rd@. Era correr com esses gajos e pôr os 4 dos sub23".
Pois bem... não podia estar mais de acordo.

Há 10 anos atrás estar 7 pontos acima da linha de água nos primeiros jogos da segunda volta era fantástico para a realidade então vivida no Rio Ave.
Contudo, a realidade mudou. Mudou porque o clube cresceu, atingiu recordes e feitos históricos e assim sendo subiu o patamar competitivo e por inerência o grau de exigência dos adeptos para um nível que por estes dias não são comparáveis aos desse tempo.
Não me esqueço que para chegarmos a esta realidade o actual Presidente foi decisivo, mas não deixa de ser verdade que esta época ao não estar a correr tão bem como as últimas também não pode escapar a algumas responsabilidades.
A planificação foi má (deixar sair mais de meio plantel e mais de metade dos titulares) e a constituição do plantel foi pior, com jogadores de qualidade duvidosa. Buatu... o que é isto? Nadjack como titular indiscutível... e só de pensar que se calhar contrataram Junio para ser titular...
Porquê deixar sair Bruno Teles? Matheus é melhor?

Depois há outras coisas... já no decorrer da época.
Alguém me explica como é que se deixa sair Damien e se fica com André Silva? Não tenho nada contra o André. Entrou esforçado nos 2 jogos...mas...

Já agora:
Carlos, o ponta-de-lança que contratamos... em 23 jogos marcou 1 golo.

Para se manter o nível que se construiu é preciso qualidade.
Quando o atingimos inicialmente tínhamos Filipe Augusto, Tarantini e Diego Lopes. Passados 6 anos desse tempo voltamos à estaca 0? Se for preciso dar esse passo atrás para voltar a subir... então que assim seja e que o nosso meio campo volte a ser o desse tempo.
Precisamos é de alma... acima de tudo.
E volto a dizer. Em 10 anos subiu um jogador das camadas jovens aos séniores que joga regularmente: Nelson Monte.
Em 200 miúdos saiu 1... 1...