3.2.19

O jogo com o Tondela deixa muito com que pensar


Antes de tudo o Tondela devia ter vencido. Acho que a nossa derrota seria o desfecho mais adequado ao jogo. O Rio Ave desilude e deixa-se cair numa posição onde se arrisca a ter como único objectivo ficar longe dos lugares de descida. Triste para quem tinha ilusões.

Há fatores que não controlamos e que contribuiram para a posição actual, claro que há. Aqui e ali arbitragens infelizes que nos penalizaram, mas sobretudo um rol nunca visto de lesões que muito condicionaram as escolhas dos treinadores.

Seja como for, chegamos a este momento da época e não parece haver crença na tal época fantástica que José Gomes dizia que íamos fazer. O próprio treinador quando se viu afastado de Liga Europa e Taças e com a equipa a cair de forma  não tardou em procurar outro barco pra conduzir. Terá sido pelo dinheiro, pela tentação de treinar num país apelativo como Inglaterra, mas a verdade é que foi embora também porque desportivamente o Rio Ave já não era atraente, acredito eu. Depois quem não tem de cá estar também não mostra vontade de ficar: Vinicius emprestado pelo Nápoles já se estreou pelo Mónaco e Schmidt que também está emprestado parece que vai para o Japão. Acredito que com o Rio Ave em quinto e ainda envolvido na Taça nada disto se verificaria. É só uma opinião, mas é o que sinto e sinto que é sintoma de braços caídos entre quem joga.

Depois há ainda o novo treinador. Daniel Ramos ainda não pegou na equipa. Ou a equipa não o percebe ou Daniel não tem a centelha que possa fazer a diferença de forma positiva. Para já, a unica nota diferenciadora é não ter esgotado as substituições em 3 jogos. Ele lá saberá porquê, mas em jogos que não ganhamos, o treinador pareceu acomodado. Se tivesse de o julgar só pelo que vimos até agora, diria que não tem grande futuro no Rio Ave. Mas Daniel não teve palavra na escolha da equipa e ainda há um conjunto considerável de jogos a fazer. Fica debaixo de olho mas não pelos melhores motivos.

Finalmente, a Direcção. Foram talvez tardios os sinais de querer inverter esta apatia dominante ao apresentar 4 reforços no limite do mercado de Janeiro. Eu só conheço um e fiquei agradado. Aos outros dou o benefício da dúvida.

E pronto, parabéns ao Tondela por ter jogado bem e obrigado por não ter vencido. Custa-me dizer isto, mas é honesto.