13.2.19

O dia mundial da Rádio

Paulo Vidal foi durante muitos anos a voz do Rio Ave no éter via Rádio Linear. Entretanto, o Paulo abraçou um novo projecto, a Linear mudou de donos, mas não abandonou a cobertura dos jogos do Rio Ave. A Rádio Onda Viva, com sede na Póvoa de Varzim, decidiu durante 2018 voltar a acompanhar os jogos do Rio Ave em casa e chegou mesmo a ser vandalizada por causa disso (confesso, por não ser ouvinte da Onda Viva, desconhecer se continua a fazer relatos dos nossos jogos em casa).
foto: facebook de Paulo Vidal, que agora acompanha e nos traz o Rio Ave através dos microfones da Antena 1
Sendo certo que a Linear continua a fazer todos os relatos, na sua grelha só consta um programa desportivo (ao domingo à tarde, mas o que acontece é que esse programa vai para o ar aquando dos relatos dos jogos do Rio Ave). A visibilidade que o Rio Ave (e até o restante desporto concelhio) tinha via programas radiofónicos desapareceu. Não era muita, mas era alguma e tinha seguidores. O Rio Ave perdeu esse seguimento, perdeu destaque, perdeu visibilidade.

Já agora, alargando as vistas até aos jornais de Vila do Conde, também não há muito acompanhamento do clube. Noticiam-se os jogos, alguma outra actividade, há um ou outro artigo de opinião, mas depois não há uma entrevista que não seja as das conferências de imprensa, nem um acompanhamento mais dedicado ao mais visível clube desportivo do concelho.

Eu sei que os tempos são outros, que se acompanha mais as redes sociais do que os tradicionais meios de comunicação, mas até esses estão presentes nessas redes. E é publicidade gratuita.

Com a distância que me é possível, diria que há maior promoção do clube via blogues e páginas de redes sociais de adeptos do que via comunicação social local. Não vou julgar se é bom ou mau, mas parece-me que é pelo menos sinal de que entre os poucos adeptos que o clube tem (pelo menos a ver os jogos no estádio e face à população do concelho), há alguns que gostam tanto do clube que assim lhe fazem demonstrações de amor. Graciosamente também.

Interessa ter mais visibilidade radiofónica? Sim, claramente que sim. Pode o clube fazer algo por isso?