2.2.19

O algodão não engana!

Ontem a equipa voltou a não estar bem, o Tondela foi mais forte e podia muito bem ter-nos vencido. Eles conseguiram-nos ganhar em quase todos os capítulos do jogo, foram muito mais pressionantes sobre o portador da bola, e quase nunca nos deixaram jogar com os nossos médios de frente para o jogo, a somar a tudo isto ganhavam quase sempre os ressaltos. Pela 2ª vez de forma vincada começamos o jogo  no 4-1-4-1, com Schmidt á frente dos centrais,  e depois como que a fazer um triângulo na zona central do terreno com Tarantini sobre a direita, e Jambor sobre a esquerda, completando o 4 do meio campo nas alas com Galeno na esquerda e Murilo na direita, e a ponta de lança  Bruno Moreira. Este sistema em vários momentos, mais nos defensivos, transforma-se num 4-4-2, Jambor baixa para o lado de Schmidt, e Tarantini sobe para junto de Bruno Moreira, criando assim a 1º zona de pressão. Esta é na minha opinião, em teoria, e na base, a ideia de jogo do nosso treinador. Ora bem, isto não está a funcionar muito bem!
E porquê?
Porque o espaço que estamos a dar entre as nossas linhas têm 40 ou 50 metros!  A equipa não está a jogar compacta, e quanto a mim, a linha defensiva tem que subir muito mais, para que o trio do meio campo não se parta tanto e por consequência permita ao adversário jogar entre linhas a seu belo prazer. O Tondela  de facto ontem jogou quase sempre bem, e em  transições rápidas porque todos os seus jogadores do meio campo jogaram “sempre” de frente para a nossa baliza. Isto não pode acontecer, não o podemos permitir. Além disto, eu acho que  “neste momento” Tarantini é muito mais para terminar um jogo, do que para começar. Com ele a equipa ganha na experiência posicional, e na leitura de jogo, mas está a perder muito na agressividade e na exigência de velocidade que a posição de um 8 exige. Este lugar deverá quanto a mim, ser sempre que possível, entregue a Diego Lopes, a Vitó, ou Dala, não temos melhor do que estes no plantel para o fazer.

Quando digo que o algodão não engana, refiro-me aos números que a fotografia da estatística no final do jogo, demonstra… Não preciso de os enumerar, todos percebemos isto no jogo de ontem, incluindo o próprio treinador! Sinceramente já não sei  o que prefiro, estou confuso…!
A esperança pode renascer nas ausências, e nos reforços que entretanto chegaram, a ver vamos...