5.1.19

Vamos Empatar? - Eu quero ganhar!

Um empate será um bom resultado? O Rio Ave nunca ganhou na LUZ, esteve várias vezes próximo, mas isso nunca aconteceu. Curiosamente o último resultado positivo na Luz foi um empate a 2 em 2005, época de má memória (2005/2006), pois nessa época descemos de divisão a par de Guimarães, e Penafiel. Mais curioso ainda é o facto de o Treinador do Rio Ave nesse jogo ser um Vilacondense, João Eusébio, tal como amanhã o será: Daniel Ramos!
Desde então,  nunca mais tivemos um Vilacondense á frente dos destinos da nossa equipa, e sempre que fomos á luz  voltamos com a derrota na bagagem. Se por um lado, não é de facto bom pensarmos que a tradição se manterá, quanto ao facto de não ganharmos pontos na luz desde esse ano, e a de que ganhar pontos ao Benfica na Luz significa descer de divisão, eu prefiro acreditar, que a tradição é que sempre que um Treinador Vilacondense joga com o Benfica, tira pontos ao Benfica! 
Voltemos ao jogo de 2005, lembro-me desse jogo, estive na Luz com a Rádio Linear, Cleiton até então sempre muito criticado, deverá ter feito o jogo da sua vida, marcou um golão, e assina  uma exibição de grande quilate, o 2º golo foi marcado por Chidi, e os golos do Benfica, por Petit, ambos de Livre. Acho que devíamos ter ganho esse jogo, cheguei a acreditar... Mas fomos empurrados pelo árbitro Paulo Pereira, que quase “marcou” os livres pelo Petit.
Pergunto:  
- Para amanhã, se conseguirmos um ponto já seria bom? - Acho que não, a equipa precisa de uma vitória para se equilibrar, para se reencontrar. O Daniel precisa de entrar com o pé direito, e reaproximar a equipa dos seus objetivos. Por outro lado este turbilhão em que o Benfica mergulhou esta semana pode adicionar pressão, da qual nós podemos tirar partido. Ou então, e pelo contrário, o Benfica com o seu novo treinador interino Bruno Lage, pode surpreender e dar aos jogadores uma lufada de ar fresco no balneário, apresentando um modelo de jogo que possa surpreender Daniel Ramos. Esperemos que não! Sei que quatro dias para se trabalhar uma equipa é pouco, mas Daniel conhece bem esta equipa do Rio Ave, e estou por isso curioso para ver como o Rio Ave se vai apresentar na Luz, e quais as 1ªs escolhas de Daniel, se vai mudar muito, ou pouco, tanto na equipa como no modelo de jogo… A prudência, manda não mudar muito em tão pouco tempo, mas como não ganhamos á tanto tempo, se é para mudar, que se mude já… Mas para melhor!

Pelo menos se tentarmos não sofrer golos, vínhamos de lá com o melhor resultado que conseguimos na Luz, o empate!  E isso já não seria mau, dadas as circunstâncias!
Boa Sorte Daniel!