4.1.19

Reforços de Inverno?


Que Daniel Ramos gostava da defesa titular do Rio Ave da época passada não tenho dúvidas: 50% escolheu-a para Chaves, onde moram Lionn e Marcão. Mas esses já cá não estão nem estarão.

Muito se tem falado dos lugares a preencher e a colmatar e desde o inicio da época continuo a insistir que a defesa é o nosso ponto fraco.

Um lateral seja ele esquerdo ou direito tem de saber primeiro defender e depois atacar; assim como um extremo tem de saber primeiro atacar e depois defender. Não me interessa ter laterais que ataquem bem se não sabem fazer aquilo para o qual são primordialmente colocados em campo que é defender. O contrário para os extremos.

O que com isto quero dizer é que temos Nadjack e Matheus nas laterais. Aprecio os seus movimentos ofensivos mas são muito limitados defensivamente.

Vejo Costinha e Tiago André mais competentes a defender que estes 2? Vejo.
São a solução imediata para o 11? Os 2 ao mesmo tempo creio que não.
Precisamos de experiência na defesa e 2 jogadores nas laterais sem experiência ao mesmo tempo pode ser demasiado "agressivo" do ponto de vista da "matreirisse" que não temos e iríamos continuar sem ter. No entantao, concordo que possam os 2 subir ao plantel principal e alternadamente ou mais num do que noutro apostar neles.

Quem sai? Para mim Junio não está lá a fazer nada. E portanto Costinha, na minha opinião mais forte que Nadjack a defender era de caras titular.
À esquerda, das duas uma: ou Coentrão conta para o treinador como médio ou avançado e Afonso Figueiredo (o Afonso Figueiredo a jogar como jogava no Boavista) joga a lateral, ou então, Daniel Ramos toma a decisão e de começar a montar de trás para a frente e o melhor para a equipa é Coentrão a lateral-esquerdo. Se sai Matheus ou Afonso Figueiredo ou até os 2 ficando Tiago André? Daniel Ramos decidirá... mas para mim saltavam os 2. Coentrão primeira opção e Tiago André alternativa.

Precisamos também de um central em modos com experiência de primeira liga de preferência que já tenha jogado num grande ou no Braga ou então com muitos jogos a nível de equipas de meio da tabela. Difícil? Sim. Mas há jogadores em fim de carreira que podem emprestar muita consistência ano nosso sector mais recuado.

No meio campo, apesar de gostar muito de Jambor e Scmith, a realidade é que não há poder de choque. Não há um jogador como nos últimos anos nos habituamos a ter: Wakaso, Pelé, Petrovic... e até Filipe Augusto era mais duro do que estes 2. Precisamos de um 6 que antes de ser um primeiro pensador, tenha capacidade de fazer faltas, parar contra-ataques, dobrar laterais e tudo aquilo que um trinco precisa de ter. Se é Jambor que se quer naquela posição, e eu acho que tem características para ser, então o jogador tem de ser trabalhado para isso. Acredito que pode evoluir com Daniel Ramos, mas tem de ser mais agressivo e mais intenso na procura da bola.

No ataque creio que tem de ser trabalhada a mentalidade dos jogadores. Quando perceberem que ser só mais 1 é mais útil para a equipa e para eles mesmos do que acharem que são cada um deles "a vedeta", então aí são fortíssimos.

Para terminar recordo que há jogadores livres, sem contrato com ninguem e um deles é Silvio... ex lateral direito (que fez muitos jogos como lateral esquerdo) do Rio Ave, Braga, Benfica, At. Madrid, Wolves e internacional por Portugal.
Está livre desde o início da época e prestes a assinar pelo Vitória FC (Setúbal). Não seria interessante para o Rio Ave?
Como este há mais. E há uns anos houve Postiga. Marcou 6 golos em meio ano.

PS: na baliza quem é o guarda-redes de Daniel Ramos? o surpreendente Leo ou o experiente Makaridze? Apostará no outsider Paulo Vítor?