22.1.19

É preciso ir à luta... e LUTAR


Depois do jogo de domingo esperei 2 dias para escrever.
Primeiro porque estava demasiado aborrecido para escrever e segundo porque estava furioso ao ponto de poder escrever algo a quente em que pudesse estar a ser pouco racional.
O jogo foi mau. Demasiado evidente. Todos percebemos isso.
Várias razões:
Ausência dos 2 jogadores com maior poder de aceleração (e talvez magia) da equipa - Galeno e Dala.

Mérito do adversário: jogou com 2 blocos em 30 metros. Vimos muitas vezes uma linha com 1 médio encaixado no meio dos defesas, fazendo uma linha de 5, depois uma linha de 4 com um búlgaro feito maluquinho correr sozinho na frente para os nossos 4 defesas - e estes 4 a ficarem atrapalhados com ele.

Demérito do Rio Ave:
1)dos jogadores:
-a qualidade para circular a bola atrás não é a mesma do ano passado o que leva a que aqueles passes na defesa não sejam a preparação do ataque mas sim a última solução quando não dá para mais.
-o facto de os jogadores serem quase todos novos na equipa não ajuda no entrosamento (explico em baixo).
Isto entronca noutro problema:
2) Má planificação: a constituição de um plantel novo.
3)do treinador Daniel Ramos, que eu acho que foi a melhor solução disponível para treinar o Rio Ave:
-vai à Luz jogar com 2 pontas de lança e com Bruno Moreira em grande forma troca-o por um médio franzino que vem de lesão.
-Gabriel lesiona-se e em vez de corrigir o erro e colocar Bruno Moreira coloca Tarantini... isto a precisar de ganhar. E lembro que havia ainda Furtado no banco para uma troca direta.
-Sou a favor da formação mas com critério. A 5 minutos do fim entra um médio, quando tem no banco um extremo explosivo e com golo como o Furtado e com o jogadores do Feirense amarelados podia fazer a diferença.

Voltando à planificação e à qualidade dos jogadores até porque não um problema deste jogo mas da época em geral.
Por hábito o Rio Ave mantém 5 a 6 titulares por ano e sobe 1 ou 2 suplentes do ano anterior para titulares entrando 2 ou 3 novos jogadores na equipa. Este ano houve uma revolução e isso está a pagar-se.
Os jogadores são globalmente piores que os do ano passado. Noutro blogue ao fazer-se o onze da época votado pelos adeptos, percebe-se que apenas 2 ou 3 jogadores desta primeira metade da época entram num onze dominado por 8 ou 9 da segunda metade da época passada.
Sendo direto: a qualidade dos jogadores é globalmente mais fraca:
 *Leo aproxima-se de Cássio, mas com os pés não é a mesma coisa... para já;
 *Nadjack não é Lionn (mesmo que este durasse só 60 minutos);
 *Buatu nem meio Marcelo é;
 *Monte está muito pior que o ano passado;
 *Matheus e Afonso muito menos agressivos que Yuri e menos incisivos também;
 * Jambor vinha a crescer... mas daí a ser Pelé...
 * Tarantini o ano passado começou bem e embora Scmith não esteja mal falta-lhe agressividade defensiva e ter a real noção de que os momentos e os locais do campo não são todos iguais.
 *Geraldes tinha o perfume de Diego... mas corria muito mais que este (e só de me lembrar que era constantemente assobiado...)
 *Galeno é Galeno... Barreto não tinha hipótese.
 *Vinicius é jogador e nem se discute...mas  Guedes era um lutador - apenas, mas que eu muito apreciava.
  * Por fim a grande diferença: o ano passado havia um homem que na primeira volta e antes de sair foi decisivo e nos guiava quando era preciso à vitória. Desbloqueava defesas fossem eles fortes individualmente como do Braga ou do Benfica ou autocarros como os do Feirense: Ruben Ribeiro. Este ano esperava isso de Fábio Coentrão. Não está ser capaz de o fazer.

Depois no banco e a alternar com qualquer um dos 4 médios à frente de Pelé tinhamos um homem como não temos este ano. Um homem que a 30 metros da baliza tinha um remate que deu muitos golos, que deu muitos ressaltos, que deu muitos cantos que empurrou muitas defesas para trás e o Rio Ave para a frente: João Novais. Não temos um Rúben. Não temos um Novais. Não temos um Pelé. Não temos um Marcelo. Não temos um Lionn. É muita fruta a faltar.

Perdemos 7 jogadores em fim de contrato ou em que poderíamos ter accionado a cláusula de opção. Isso não foi feito. Foi um erro grave não segurar 4 ou 5. Digo isto desde o inicio da época e portanto não me venham acusar de falar só depois da desgraça.

No inicio da época lembro-me também de ter escrito num comentário a um post de um colega, que o Rio Ave ao trocar 14 jogadores, dos quais 8 titulares arriscava-se a que acontecesse o que aconteceu ao Nacional há 4 ou 5 anos atrás após ter feito uma grande época: descer de divisão. Essa ideia chegou a passar-me... mas voltou...
Espero estar enganado... e espero uma defesa renovada, experiente e com qualidade para nos salvar.
Para não descer não basta estar na luta... É preciso lutar... porque senão corremos o risco de só apanhar.