15.1.19

Daniel, este empate tem sabor a derrota!

Já muito foi dito acerca do resultado e da exibição do Rio Ave 1 – 1 Setúbal. Mas ainda não se explicou porque se culpa o treinador por este empate, pelo menos na minha perspetiva. Por muito que tentamos olhar para os lados e encontrar razões no árbitro, e encontramos de facto, a verdade, é que fiquei muito surpreendido com a inépcia de comando de Daniel principalmente na 2ª parte, já explico…
Fiquei ainda mais surpreendido com o esquema tático, sem Jambor, pensei sempre que o escolhido seria Diego Lopes ou Vitó a jogar no seu lugar,  passando o 4 do meio campo a jogar em losango, sendo que o vértice seria 1 para Diego e outro para Schmidt, mas não, Daniel manteve o seu 4-4-2, e adicionou Leandrinho, sendo que Leandrinho jogou sempre ao lado de Schmidt…não acredito que Daniel não tenha informação suficiente no que toca ao rendimento de Leandrinho nos jogos do tempo do seu antecessor, Leandrinho até cumpriu na 1ª parte, gostei de algumas incursões, imprimindo velocidade, mas na 2ª parte foi uma nulidade, e é aqui que começo a apontar a culpa ao Treinador, Leadrinho tinha que sair do jogo no mínimo aos 60’, mantê-lo até aos 89’ foi errado. Desafio os que não viram o vídeo do jogo completo que o façam, e que apenas olhem para Leadrinho a jogar na 2ª parte, é impressionante como lhe faltou capacidade para acompanhar o jogo (parece em má forma física), faltou essencialmente clarividência no passe e na recuperação da bola, apenas uma recuperação de jeito, que até deu um dos contra-ataques em que Vinicius falhou, eu diria que Schmidt jogou “sozinho” na 2ª parte. Depois aos 63’ veio a expulsão, pensei, agora vai colocar Fábio a defesa esquerdo, e refrescar o meio campo, tirar Leandrinho ou Bruno moreira, e fazer entrar Diego Lopes ou Gabrielzinho, mas não, decide não fazer alterações, e aqui vai a 2ª critica ao treinador, porque o adversário fez aos 64´,  2 alterações de uma só vez e aposta tudo na reviravolta, passou a jogar com 4 jogadores de características ofensivas. Se o Setúbal entrou a dominar a 2ª parte porque baixamos a nosso bloco (penso que Daniel aqui queria o contra-ataque para matar o jogo) também é verdade que com a expulsão, Daniel Ramos percebeu que o jogo tinha mudado, e era preciso subir o Bloco, mas a verdade é que não atua como tal, a colocação de Fábio na esquerda, e fazer descer o Bruno para o meio campo, fizeram com a equipa baixasse ainda mais o bloco, e se adivinhasse que o adversário pudesse marcar, foi por demais evidente, não entendo porque razão Daniel não o viu atempadamente! Bruno demorou muito a adaptar-se á posição, sempre mal posicionado(foto), era constantemente atraído pela bola, e fazia com que enormes espaços se criassem para o adversário reinar,  justificava-se portanto a sua saída. Creio que a entrada de Vitó, ou Diego se impunha logo após a expulsão, são jogadores muito mais adaptados aquela posição, e por outro lado podiam empregar mais frescura física, para além de poderem colmatar a ausência de Fábio na Direita que entretanto foi para defesa esquerdo, e aqui fica a 3ª critica.

A 4ª e última critica prende-se com a capacidade física, jogar 32 min (95 - 63) com menos um jogador provoca maior desgaste, e ao não refrescar a equipa no setor intermédio foi fatal para adensar a falta de bola que tivemos na 2ª parte, tivemos 2 contra-ataques, e nada mais, fazê-lo aos 89’  com o jogo empatado foi ridículo, e absolutamente ineficaz! Acho que as substituições vieram apenas para evitar a derrota...

Por isto que acabei de dizer, acho que este empate tem muito mais erro do treinador, do que de Buatu ou de Matheus Reis!