15.1.19

Aceita-se o empate, Rio Ave muito perdulário.

O jogo começa com um falhanço incrível de Ronan, numa 1ª parte muito equilibrada onde Diogo Teixeira e Vitó, os 2 médios de cobertura,  mostram aos médios da equipa sénior como devem ser as dinâmicas do sistema 4-4-2. Estes 2 jogadores jogam de “olhos fechados”, a cumplicidade e entreajuda entre ambos, é deliciosa, assim até permitem que os centrais brilhem quase sempre. No entanto hoje Vitó teve uns furos abaixo da exibição contra o Sporting, principalmente no último passe, que saiu quase sempre intercetado pelo adversário, aí, mérito ao Benfica que deve ter estudado muito bem a nossa equipa, e colocou quase sempre 2 a 3 jogadores na pressão a Vitó.

A 1ª parte merecia terminar com golos, tanto Benfica como Rio Ave dispuseram de varias oportunidades para marcar, sempre com sinal mais para a equipa do Rio Ave.

Na 2ª parte, o jogo ficou mais rápido e mais aberto, principalmente a partir dos 60 min, as oportunidades para ambos os lados sucederam-se em catadupa, e  nos últimos 15 minutos já com alterações efetuadas, o Rio Ave sufocou o Benfica, obtendo um numero significativo de oportunidades, uma delas um grande remate ao poste de Diogo Teixeira,  para mim o melhor em campo esta tarde.

O destaque vai também para Tiago André lateral esquerdo (21 anos?), com um futuro enorme pela frente, este miúdo luta como gente grande, e cruza tenso como ninguém, e já agora o mérito de também ele, ter tido uma grande oportunidade para marcar já perto do final do jogo. Destaco ainda Costinha, mais um lateral de grande qualidade, sobe como ninguém naquele corredor, sempre muito ajudado por Rafa, que hoje volta a brilhar, e a ser substituído aos 67 min, parece ser uma saída habitual e planeada por Pedro Cunha. Pela negativa mas sem fazer uma má exibição está Ronan,  parece-me estar a passar uma fase de pouca confiança,  e não é nada fácil quando se tem oportunidades e não se marca, força Ronan, acredita que o golo vai aparecer! Damien chamado da equipa principal, não fez a diferença e tarda em se encontrar, passando ao lado do jogo.

Em suma, um grande jogo, quase sem paragens. O Rio Ave sobe ao 2º Lugar em igualdade pontual com o Sporting, e mantém a diferença para o Benfica de 3 pontos quando faltam 4 Jornadas para o fim da 1ª fase. Merecíamos mais, merecíamos ganhar, mas nem sempre ganha quem mais oportunidades tem, logo e por isso, aceita-se o empate entre as 2 melhores equipas deste campeonato, digo eu!