7.1.19

4-4-2 para ficar?


Foto(Rio Ave)
Depois de 20 min de luxo, e estarmos a ganhar por 2-0, confesso que cheguei a acreditar na 1ª vitória do Rio Ave na Luz, tinha visto o Benfica contra o Portimonense, e achava que a coisa se podia repetir, mas infelizmente o que se repetiram foram os erros defensivos, já amplamente identificados, e por isso não adianta bater mais na mesma tecla, - na defesa, deixo isso para as próximas jornadas, porque tenho a certeza que Daniel vai mudar as coisas para melhor.
Falemos então do que eu gostei, gostei de Gabrielzinho, para mim o melhor em campo, gostei do 4-4-2, dos 2 ponta de lança, parece-me que a equipa tem jogadores para jogar neste sistema, não fosse alguma displicência na segunda parte de Galeno, e podíamos mesmo ter conseguido melhor. Galeno é muito criativo, mas tem que soltar mais a bola, e de preferência, no momento certo, fazendo-o, não só sofrerá menos faltas, como conseguirá dar mais ao jogo, á equipa e ao ataque rápido.
Depois do jogo, fiquei sem perceber se foi o novo sistema tático do Benfica que fez Daniel apresentar este Rio Ave em 4-4-2, ou se pelo contrário, foi o Daniel quem decidiu mudar o sistema da equipa, arriscando-o já contra o Benfica. Mas será este o sistema que Daniel quer para a nossa equipa? Conhecendo o seu trabalho, eu arrisco em dizer que provavelmente poderemos ter 2 sistemas na equipa, o 4-4-2 e ou 4-1-4-1, o Daniel gosta em particular deste último (era o sistema do Chaves), talvez um misto destes 2, dependendo dos momentos de jogo e dos adversários!

Na próxima  jornada, teremos mais soluções, regressam alguns dos impedidos, e talvez possamos ter uma visão mais abrangente do sistema que Daniel quer desta equipa! Uma coisa é certa, temos que ganhar o próximo jogo, seja em 4-4-2, ou em qualquer outro sistema!