2.12.18

Resultado Final: Rio Ave FC 4-0 Sporting CP

Dos jogos grandes em Vila do Conde nos últimos 20 anos, uma das vitórias do Rio Ave sobre o Sporting que mais saboreei, foi sem dúvida, os 4-0 de 2003/2004, eu costumo apelidar esse jogo de: os 4-0 de EVANDRO,  2 golos e 2 assistências. Foi sem dúvida épico, foi o jogo que me fez perceber a qualidade do futebol de Evandro, a sua exibição, é, e será sempre um orgulho para todos nós. Perceber quanto era bom este jogador, como foi possível que nenhum “grande”, não tivesse olhado para ele com outra visão, Evandro, é mais um dos jogadores de grande quilate que passou ao lado de uma carreira no Porto, Sporting ou Benfica, tinha qualidade para isso. Sorte a nossa, isso não aconteceu e ele tornou-se num dos históricos do nosso clube. Este jogo quanto a mim, foi talvez o seu expoente máximo, foi talvez a sua melhor, e maior exibição no Rio Ave(que me lembre), teve outras muito boas, mas esta ficou-me gravada para sempre, eu estava lá a fazer os comentários para a Linear,  esta é daquelas que nunca mais se vai da memória, e volta sempre à nossa cabeça. Para além de Evandro, Jogadores tais como, Franco, Valente,  Vandinho, Miguelito, Gama, Zé Gomes, Jaime ou Niquinha dizimaram este  Sporting de Fernando Santos ainda na 1ª parte (3-0). Muitos recordam Evandro, como herói da Feira, mas Evandro foi muito mais do que esse jogo na Feira, foi nosso durante 10 anos, e também o Homem dos 4-0 ao Sporting.
O Rio Ave de Carlos Brito, acabaria o campeonato em 7º com os mesmos pontos do 6º, o 6º lugar nesse ano deu a Europa ao Marítimo. Muito mais que treinador, acho que nesse ano tínhamos era uma grande equipa, acho que nesse ano levamos uma dose muito grande de humildade por parte de Carlos Brito, e acabamos por não conseguir o grande objetivo do último terço desse campeonato, a Europa, e eu acho que perdemos esse lugar por culpa do Treinador…Mas isso fica para uma outra altura.Para amanhã não peço os 4-0, seria, um sonho… Eu sei que este ano também temos uma grande equipa, que o nosso treinador injetou desde o inicio do campeonato, muita ambição, que a equipa tem correspondido ás expectativas e tem-se mantido nos cinco 1ºs lugares, mas para continuarmos esta caminhada, de facto precisamos vencer, precisamos de voltar a vencer, nesta jornada, equipas como Moreirense e Guimarães, se vencerem podem alcançar-nos na tabela classificativa, a par disso, os nossos 2 últimos  resultados são menos positivos, (derrota frente ao Aves, e empate com  o Nacional em casa), e por consequência precisamos de repor os níveis de confiança.
Precisamos da vitória, 1-0 pode ser o resultado final… Com um jogo épico para Galeno, é o meu vaticínio!

(Fotos RioAve FC)