23.12.18

Boa sorte Augusto!


Foto (A Bola)

A única vez que o Rio Ave ganhou nas Antas ou Dragão, foi num Domingo a 27 Dezembro de 1981, ás 3 da tarde, irá portanto fazer 37 anos a única vitória do Rio Ave FC em casa do FC porto! 

O Rio Ave de então, tal como o de este ano estava a fazer uma grande temporada (acabou em 5º nesse ano), eu era Juvenil 2º ano do Rio Ave, e decidi ir ver esse jogo sozinho, uma aventura sem igual. Apanhei o comboio (preço do bilhete, 2.50 Esc), sem dizer nada em casa, e lá fui eu, com o meu cartão de atleta, não se pagava…Foi a 1ª vez que vi o FC Porto no Dragão, mítico. Caladinho, cheio de medo, sem nada que me identificasse ao Rio Ave, eu nunca tinha estado num estádio com mais de 50 mil, onde se via o futebol de pé, porque na zona onde estava, não cabia nem mais um!

O Porto marcou 1º por Jaques, mas o Rio Ave dá a volta ao resultado e  ganha o jogo  próximo do fim, golo do figueiredo, sei que o 1º golo do Rio Ave foi um autogolo ainda na 1ª parte, já não me lembro quem o marcou, lembro-me da sorte que tivemos, eu não sei quantas foram as vezes que a bola bateu na barra ou no poste da nossa equipa, mas foram muitas, e lembro-me de que Valtemar Brito salvou o golo em cima da linha se não no último, nos últimos minutos do jogo!

Este Porto não é o Sporting, quanto a mim é melhor…Mais consistente, mais dinâmico, muito empreendedor, muito ofensivo, fortes a pressionar. Muito melhor que o Porto de 1981/82…Nós por outro lado não estamos na nossa máxima força, não temos 3 jogadores que são a espinha dorsal da equipa(titulares indiscutíveis) e como se não bastasse ainda perdemos o treinador esta semana,  a somar a tudo isso, temos a pior sequência de resultados da época… Vai ser difícil, será sempre contra este Porto, e será quase "herculiano" se conseguirmos ganhar tal como à 37 anos... Mas eu acredito!

Acredito, que o “Augusto” Gama vai trazer sorte à nossa equipa nesta que será a sua estreia como treinador principal, espero que ele nos dê a alegria que merecemos para este natal.


Boa Sorte amigo!