1.12.18

A 1ª vez que ganhamos ao Sporting! 1984



Para muitos 1984 é um ano longínquo, e na verdade é, mas para mim parece que foi ontem, eu tinha 17 anos, era Júnior do Rio Ave, que orgulho, que honra, que memórias eu trago desses tempos…
A 1ª vez que o RAFC ganhou ao Sporting, eu estava lá, no 10º degrau a contar de cima, na chamada curva do estádio da avenida, alguns saberão do que falo, outros terão que ver imagens ou vídeos do antigo estádio para perceberem aquele ambiente. Era de loucos, não cabia nem mais um, cheio, a abarrotar, víamos o futebol de pé, e à chuva, às vezes quando chegávamos atrasados, e não conseguíamos chegar ao 10º degrau, ficávamos mais abaixo, junto à rede... Hoje digo que imprudência, que perigo, impossível aos dias de hoje… ao mínimo desacato, morríamos esmagados pelo movimento das massas. Mas o que mais me tocou foi ver aquela equipa do Sporting, de Manuel Fernandes, Jordão e Paulo Futre perder com o meu Rio Ave pela 1ª vez (Felix Mourinho era o treinador), que alegria, orgulho, lembro-me bem desse golo de N’habola a cruzamento de Casaca, lembro-me sempre da alegria desse golo, o que saltamos, o que gritamos, o que festejamos.
Estávamos talvez uns 15 jogadores e ex-jogadores das camadas jovens(talvez mais), para nós, eles(Quim, Duarte, Casaca,  N´habola, Pires Adérito, Alfredo ou Brito entre muitos outros) eram os nosso ídolos, eram os seniores que de vez em quando nos "deixavam" treinar com eles, ou seja aquela equipa era também a nossa equipa. Lembro-me de que naquela semana quase todos os juniores(exagero) pediram tratamento nos seniores, naquele tempo era assim, quando o Tizé(Massagista) não “podia” mais, tínhamos que ir aos seniores. Mas o motivo para irmos ao massagista dos seniores era outro, nós queríamos era festejar com eles aquela vitoria. Lembro-me também do fim do jogo, da festa dos jogadores já com estádio vazio, eu morava ali bem junto ao estádio, vivia, quase ali dentro, andava à caça dos autógrafos, eles os jogadores seniores festejavam e diziam, anda cá miúdo, anda festejar connosco… E eu fui…Memorável e épico!