5.11.18

Reis do Ave e os 10 anos de ASC como Presidente (o melhor e o pior)

[António Silva Campos foi eleito a 8 de novembro de 2008 e empossado no dia seguinte. Esta quinta-feira passam 10 anos. Ao longo desta semana relevamos, das mais variadas formas, este marco importante na nossa história]

Gil Ribeiro Silva:
O melhor - A estabilização e crescimento financeiro e desportivo. 
O Rio Ave passou a ser um clube apetecível para toda a gente: Cumpre com as suas obrigações, criou um projecto desportivo consistente e deixou o yo-yo do sobe e desce, é uma boa montra para quem deseja dar o salto para outros outros clubes com maiores ambições, participou em finais e começa a ser presença habitual nas competições internacionais de clubes.

O pior - O estádio e a falta de sócios\adeptos
Não há volta a dar, depois do salto qualitativo com os estádios do Euro 2004 o nosso estádio parece cada vez mais antiquado. As infraestruturas têm melhorado, mas não aquela onde joga a principal equipa do clube e a que mais pessoas recebe.
O que também não acompanhou o sucesso desportivo do clube foi o número de sócios\adeptos do Rio Ave. Há muito para fazer neste campo e não é fácil compreender como não tem sido possível capitalizar o excelente momento que o clube atravessa de há uns anos para cá.

Gualter Macedo:
O melhor - credibilidade e a recuperação financeira, já ninguém se lembra que em 2007 o clube estava na 2ª Liga com um passivo que o poderia levar à falênciaestabilizar o clube na 1ª liga, 10 anos é de facto obra e histórico, esta época vamos completar 25 presenças na 1ª liga. Disputar 3 finais de taças, e outras tantas meias finais, afastar o clube ano após ano da linha d´água, discutir lugares europeus, dar amplitude e transformar este clube num clube europeu, vender (jogadores) quase sempre bem. A profissionalização de alguns elementos e o recrutamento de gente que, sem serem propriamente do Rio Ave, trouxeram bastante qualidade em variadíssimas áreas. Renovação dos campos de treinos, todos se lembram que em 2007, dispúnhamos apenas de um campo de treinos partilhado por todas as equipas. Revelou-se um mestre na negociação pois construiu pontes e parcerias importantíssimas tais como a Gestifute, parceria que claramente alavancou o clube, afastando-o dos problemas financeiros.

O pior - Política de angariação de sócios, acho que o clube ainda não fez o necessário para trazer mais gente para dentro do clube, temos um longo caminho a percorrer, talvez as obras no estádio ajudem (necessita claramente de ter mais conforto). Camadas jovens: produzimos poucos talentos, também ainda não encontramos a fórmula ideal para poder ter ano após ano novos talentos na equipa principal. Ou seja neste momento compramos muito, mas muito mais do que promovemos. A liga revelação pode de facto ser a chave, mas a ausência de uma academia ajuda à dispersão dos nossos talentos por clubes satélites sem o devido retorno. Uma academia, é o futuro de qualquer clube profissional, dá raiz e amor à camisola aos jovens que nela crescerem, é portanto fundamental que possa ser concretizada nos próximos 2 anos. A Sede do Clube, é talvez, o grande calcanhar de Aquiles, por que razão não se fez nada ao longo de tantos anos, não entendo.

João Paulo Meneses:
O melhor - dez anos seguidos na primeira divisão? três finais? três participações na Liga Europa? Uma equipa que deixou de lutar pela manutenção? Sem margem para dúvidas, sim, tudo isto acompanhado pela estabilidade financeira (sem necessidade de SAD);

O pior - 10 anos sem mexer no Estádio, nomeadamente na bancada; pouco aproveitamento do grande investimento feito na formação. Menos importante, mas já agora: alguma falta de informação sobre as contas da SAD (e as transferências dos jogadores)

Vítor Carvalho:
O melhor - Estabilização na primeira liga. Crescimento nas infraestruturas desportivas.

O pior - Pouco, ou nenhum aproveitamento do investimento feito na formação. Pouca informação prestada aos sócios sobre as contas da SDUQ e a prestada contradiz, em parte, os dados apresentados anualmente pela gerência na Conservatória do Registo Comercial.