6.11.18

Os 10 anos de António Silva Campos - um percurso ASCendente

Muito mudou o nosso Rio Ave desde que António Silva Campos tomou as rédeas do clube! Há claramente um antes e um depois de ASC: o clube estabilizou-se na 1ª Liga, fortaleceu as finanças e mudou de padrão no que toca às suas expectativas desportivas. Como convém, a mudança não aconteceu num estalar de dedos. As mudanças foram feitas passo a passo, criando bases que se pretendem sólidas e que sustentem o futuro do clube. Não tem havido tentações no que toca, por exemplo, a construir uma equipa cara cujo hipotético falhanço possa hipotecar o futuro do clube, ou numa desregrada aposta em infraestruturas, por muito que nós sócios reclamemos melhores condições sobretudo no estádio.

Mas olhemos aquilo que o futebol do Rio Ave conseguiu nestes 10 anos de ASC.
calcar na imagem para aumentar
A imagem acima ilustra de certa forma o crescimento sustentado de que falava: as primeiras 4 épocas serviram de "aprendizagem" ao presidente. Era preciso conhecer a casa, conhecer os meandros do futebol e criar um projecto. Mudou-se a expectativa e sobretudo a exigência. Exemplo disso é a contratação de Nuno Espírito Santo, que apesar de não ter experiência como treinador principal, trouxe ao clube uma muito profunda mudança de paradigma. Daí em diante há um salto qualitativo muito importante. Passamos a ser um clube pequeno com mentalidade maior. A percentagem de pontos e vitórias conquistados ficou sempre acima dos 35%, exceptuando a época de estreia na Liga Europa onde fizemos uns impressionantes 57 jogos oficiais. Foi também um sinal de "dores de crescimento".

Curiosidades deste percurso:
- Os 10 anos começaram com um jogo contra o Nacional na Madeira (0-0) e completaram-se com a recepção ao mesmo clube e também com um empate, mas em casa a 3 golos;
- foram 8 treinadores em 10 anos e só houve duas rescisões a meio da época;
- há um saldo negativo de golos e também de vitórias face a derrotas que vem sendo atenuado gradualmente;
- se todos os jogos valessem pontos teríamos 406, ou seja ASC aproxima-se a passos largos de ter o mesmo número de pontos e de jogos oficiais (417 pelas minhas contas).