6.11.18

O tema mais polémico da última AG: o aproveitamento da formação

O tema mais polémico da última AG não foi o resultado negativo da SDUQ nem as obras que tardam na bancada dos sócios do Clube: foi o fraco aproveitamento dos jogadores da formação, onde se gasta muito dinheiro.
Na resposta ao sócio Adriano Rodrigues, que levantou - e bem - a questão, ASC deu o único exemplo que podia dar: Nélson Monte, o único jogador da formação na equipa principal (o Presidente disse que já recusou várias propostas para vender o jogador e que acredita que fará "uma grande venda").
Mas ASC também reconheceu que os jogadores de grande categoria escasseiam ("em 100 aparece 1") e que os treinadores não apostam nos jovens se a ideia é lutar pela Liga Europa, tendo referido o caso de Luís Castro (sem o nomear).
Com as equipas sub23 e B alguns dos problemas estão resolvidos, disse.
"Não vamos desistir do projeto", disse, acrescentando: "é preciso acreditar na formação, os resultados vão aparecer", até porque "os sub23 têm matéria suficiente para nos garantir o futuro".
(uma nota pessoal: sou dos que acham que se tem gasto muito mais do que aquilo que se tem aproveitado, sendo que o problema é mais do aproveitamento do que dos gastos. A Direção não pode culpar apenas os treinadores: ao comprar 3 centrais, mantendo Monte, estava traçado o destino de Silvério [continua muito bem no Varzim])