11.11.18

É penalti! Não 1, mas 2 por marcar!

Estou furioso com este árbitro (Luis Miguel Godinho), e claro com este VAR…Entrada direta para a minha lista negra. Quem jogou à bola sabe como as coisas se fazem, e ontem foi por demais evidente!
Já todos falaram na expulsão exagerada de Nadjak, e todos perceberam, que dar esta vantagem ao adversário, é meio caminho andado para penalizar a nossa equipa duplamente, e claro a consequente derrota ficou anunciada muito cedo. Jogar 75’ com 10 é uma desvantagem muito grande, em termos físicos é muito exigente, e as alterações ao plano de jogo são forçadas…Nenhum treinador prepara um jogo para jogar com 10, 75´min, não faz parte do treino mental jogar em inferioridade numérica. Sabemos que se fazem alguns treinos para obter sintonias nessas condições adversas, mas o facto de nunca sabermos quem vai ser expulso, impede o treinador de treinar a equipa nas mais variadas opções de forma regular e assídua, além disso temos o adversário que também se ajusta em função da vantagem. Portanto é sempre preferível orientar a equipa usando o plano e filosofia de jogo de 11 X 11.
Com a perda de Nadjak, a equipa perdeu alguma profundidade, e capacidade de sair, o Fábio recua para lateral direito, perdemos os seus passes longos, e Diego Lopes passa a desempenhar as funções de Fábio. A equipa ajustou-se bem, quanto a mim, e até teve mais posse de bola que o adversário, na 1ª parte. O Aves teve varias oportunidades para fazer o 2-0, mas Leo, foi enorme, e manteve a equipa no jogo. Pena foi, aquele canto, no último min da 1ª parte, quanto a mim tão importante quanto a expulsão. Deu ao Aves no regresso para a 2ª parte, a perceção de que controlando o jogo usando o resultado, e baixando as suas linhas, usaria apenas o contra-ataque, e mais cedo ou mais tarde mataria o jogo com o 3-0. Mas isso não aconteceu, MERITO da nossa  EQUIPA, que CORREU o DOBRO, e é aqui que eu acho que a par de Leo (melhor em campo! Cada vez mais se afirma como grande GD), Diego esteve muito bem, fez uma exibição fabulosa, num jogo onde se lhe pedia mais sacrifício em funções mais recuadas na perda, ele quanto a mim foi “enorme”, cumpriu sempre, e correu como ninguém. Já schmidt, me parece estar claramente a cair um pouco de rendimento, vi-o perder demasiadas bolas, colocando quase sempre o nosso capitão em dificuldade, acho que schmidt, talvez tenha sido o que mais teve dificuldades em jogar com 10, talvez porque foi mais exigente para ele que o normal,  em termos físicos. 
Até podemos ficar com sensação de que o treinador, podia fazer mais cedo as alterações, e aceito isso, porque todos viram que foi tarde,  mas também é verdade, que depois das alterações a equipa iria continuar a jogar com 10, continuaria em desvantagem, e uma precipitação nas substituições, poderia resultar em descalabro, (sabemos como isso pode ser prejudicial, era necessário guardar substituições para quem precisasse de o fazer por razões físicas num jogo tão exigente) e,   uma coisa seria chegar ao 2-1 e reentrar no jogo, e outra coisa seria o 3-0, e um atirar a toalha ao chão muito cedo, por isso entendo muito bem o treinador (neste jogo) ao arriscar, um tudo por tudo, um pouco mais tarde.
Falta ainda dizer que este foi o 2º grande erro de Nadjak, (consecutivo nos últimos 2 jogos) e que claramente nos retira a capacidade de obter resultados mais condizentes com as exibições. O jogador não deve ser crucificado, porque é jovem, porque eu até gosto de o ver jogar, mas terá que aprender  com certeza com estes erros, e melhorá-los...da próxima NADJAK usa a "cabecinha"!  A verdade é que estes, mais os ERROS do Árbitro e do VAR nos tiraram a possibilidade de pontuar mais 5 pontos, nestas duas últimas jornadas, e já nem falo do jogo com o Braga!
Finalmente, não vou falar dos lances de penalti, deixo para vocês o comentário,  vi e revi, e tenho a certeza que o Var também, que ambos foram penaltis… (Penalti 1 Penalti 2 )ou revejam os videos das imagens da Liga, vulgo VAR, no site do ZeroZero ! A propósito do repto que lancei no inicio deste post,  "de que sabemos como as coisas se fazem", posso adicionar á  2ª parte deste árbitro, que parou constantemente o nosso jogo, porque o Aves fez um jogo com muitíssimas faltas, e pasme-se, apenas aos min 88’ um jogador de campo viu o cartão amarelo…eu penso que existiam ordens, mas é o futebol que temos, estávamos a incomodar!
FÁBIO, obrigado por continuares em campo mesmo com o pulso partido, ou lesionado!