30.9.18

Vinícius na 1ª parte, e depois? Depois, só deu Boavista!


Vitória saborosa, inexplicavelmente sofrida, 1ª parte de grande qualidade, na 2ª a equipa desapareceu. Vinicius aproveitou muito bem os erros defensivos desta equipa do Boavista no centro da defesa, e que eu já havia referido esta semana, esteve bem portanto, o treinador ao colocar a equipa, e em especial Vinicius, a pressionar os centrais, sempre muito forte e poderoso na finalização, este avançado está a melhorar muito em termos físicos, e já está a fazer moça aos adversários, marcando golos à ponta de lança.
Fizemos 13 pontos e junta-mo-nos aos líderes deste campeonato, este início de temporada está a ser um sonho, mas entrando ou caindo na realidade destes 6 jogos, acho que tivemos alguma sorte em alguns jogos,  mas também há qualidade da equipa à mistura.
Voltando ao jogo, ontem gostei obviamente de Vinícius, fez 2 golos, tem uma bola na barra, e está nos lances mais perigosos e principais da 1ª parte. Para surpresa minha Fábio, foi a jogo de início, durante a semana apostei na sua entrada aos 60’, porque não acreditava que um jogador sem pré-época conseguisse estar em forma física e técnica ao fim de 3 semanas, acho que o treinador se precipitou, Fábio não tem 60’, muito menos 90’, ainda! Acabou completamente estoirado aos 63´, fez um jogo sempre muito defensivo em termos físicos, resguardando-se, e obviamente sempre lento e algo apático, não lhe vi explosão nenhuma durante o tempo que esteve em campo, eu diria que com a sua experiência conseguiu cumprir, sempre bem nos cruzamentos e na qualidade de passe, mas está muito longe de uma forma física exigível. Fábio começou o jogo na esquerda, mas cedo o treinador deu indicações para ir para a direita, isto quer dizer duas coisas, o Treinador entende que o Galeno é o extremo esquerdo, e eu concordo, e que Fábio para jogar, terá que se adaptar a extremo direito-lateral, fazendo o corredor, com incursões para o interior para depois poder alvejar a baliza com o seu pé esquerdo. Galeno ontem esteve algo mais individualista do que normal, especialmente depois de estarmos a vencer por 2-0, teve 2 ou 3 oportunidades, só que desta vez não conseguiu finalizar. Diego Lopes, está cada vez melhor, e ontem o 2º golo, tem a sua assinatura, pois faz um passe de grande qualidade, de costas, para Vinicius marcar. Jambor, e Schemidt estiveram em bom nível, e a defesa, ontem com inclusão de Nadjack, cumpriu sem que ninguém se sobressai-se.
Vamos então à 2ª parte, confesso que não tenho muito para dizer, pois não percebi... como se explica que, uma equipa que está a ganhar por 2-0, contra 10 desde os 31´da 1ªa parte, e nos últimos 15´ contra 9 jogadores, reentre em campo para a 2ª parte com a tática "da posse e controle do jogo" e falhe rotunda-mente?
 - Só consigo explicar como sendo um erro de comunicação do treinador, que disse o seguinte no final: “...Segunda parte, não gostei da velocidade de circulação e falta de objetividade… o sentimento de que seria mais fácil pelo facto de o Boavista ter menos um jogador, terá ficado na cabeça dos meus jogadores...” Ora de facto não dá para explicar a falta de  “…velocidade de circulação e falta de objetividade. Perderam profundidade, intencionalidade em chegar à baliza do Boavista…” mas dá para perceber que o treinador não conseguiu alterar esta situação, talvez por mera falha na comunicação ao intervalo, e depois também quando não o conseguiu com as substituições, fiquei sem perceber por que razão Coentrão jogou 63´ foi evidente o seu sofrimento para os fazer. Gabrielzinho não trouxe nada, nem velocidade, e a saída de Diego para a entrada de Dala para a mesma posição, não resultou, Dala ainda não consegue encontrar o posicionamento correto, e é muito mais macio que Diego.  A somar a isto tudo, incompreensivelmente Galeno (que quanto a mim devia ter saído na segunda parte), a par do resto da equipa, baixou em demasia o seu rendimento e passou mesmo ao lado do jogo, na 2ª parte.
O Boavista, pelo que fez na 2ª parte, merecia mais! Temos mesmo que admitir que tivemos alguma sorte!