23.9.18

Leo, Vinicius e Galeno no melhor, Junio no pior.

Foto (Facebook Rio Ave)
O jogo de ontem ficou marcado pela falta de eficácia de ambas as equipas na 1ª parte, e no inicio da 2ª, mas ficou definitivamente marcado pela soberba exibição de LEO, sempre muito seguro, e muito ágil, foi dando à equipa o folgo de se manter no jogo, e para o matar com a entrada de Galeno na 2ª parte. 
O Rio Ave, começou sem Galeno, e  com Dala, e Gabrielzinho encostados nas alas,  protagonistas de desperdícios que nos podiam ter custado muito mais do que veio a acontecer.
Ontem pareceu-me ver alguma evolução táctica na equipa,  mais dinâmica que o habitual 4'2'3'1. Sem posse de bola, transformou-se quase sempre em 4´4´2, e preferencialmente em 4'1´2´3 quando tínhamos o seu controlo, confesso  que me pareceu que nem sempre resultou, pois os nossos alas nem sempre cumpriram e por consequência os nossos laterais ficaram desprotegidos muitas vezes, e foi fácil ao adversário jogar com perigo nas costas dos nossos laterais, com especial enfoque no lado direito, onde Junio, que esteve muito mal, o pior em campo, perdeu variadíssimos duelos com o melhor jogador do Santa clara ontem, José Manuel, e ainda foi expulso de forma desnecessária, pois com um cartão amarelo, e com a equipa  a ganhar por 2-0, aquela falta, é infantil e ingénua. Matheus, também teve muitas dificuldades com Osama, outro jogador de grande qualidade neste plantel do Santa Clara, mas esteve claramente melhor a defender e por isso uns furos bem acima de Junio. No meio campo, esta tripla SCHmitdt, Jambor, Diego, está a ficar oleada, e dão muita capacidade de recuperação e qualidade de passe à equipa.
Deixei para o fim Vinicius e Galeno, com estes jogadores em campo a equipa ganha uma profundidade sem igual, Galeno muito poderoso no 1 contra 1, e sempre muito veloz, estica o jogo como ninguém, e ontem esse aspecto foi absolutamente determinante no resultado final, se não fosse, a excelente exibição de Leo, arrisco dizer que com apenas 30´ em campo, Galeno seria o melhor em campo, pois consegue uma assistência, um golo e ainda 2 oportunidades nesse período! Vinicius, esteve mito bem, marcou o golo com que se abriu o marcador, e ainda provocou o penalty no final, mas foi pena aquele autogolo, que manchou um pouco a sua exibição, abordou mal o lance na vontade de atacar a bola,(finalmente vi jogo de cabeça, rsrs) e podíamos ter sofrido mais nos instantes finais, deu para assustar, menos 1, e o resultado em 1-2, lembrei-me do Braga que sofreu, e quase perdia o jogo.
Se a vitória, se ceita pela eficácia da equipa na segunda parte, é justo dizer que tivemos sorte e LEO na 1ª parte e inicio da 2ª, aquilo que disse da equipa do S. Clara hoje mesmo, confirmou-se, este S. Clara vale mais, e tem bons jogadores! Mas estes 3 pontos são magníficos, colocam-nos lá em cima, consolidam a confiança da equipa, e mostram claramente um Rio Ave muito melhor, mais pragmático, e mais capaz.
Gostei do jogo, foi emocionante.