20.7.18

Estamos prontos para os polacos?

8 jogos depois, o Rio Ave está pronto para o jogo de quinta-feira na Polónia?
A primeira coisa a dizer é que o Rio tem um onze* - José Gomes fez os possíveis para dar estabilidade e rotinas a um onze que inclui quatro reforços [seriam três se Nuno Santos não se tem lesionado] mas está baseado nos jogadores da época passada.
Outra é que o Rio Ave tem um modelo de jogo: baseado no 4-3-3, em que o médio mais recuado é o primeiro elemento a construir ataque, com os laterais a subir menos do que no 4-2-3-1 de Cardoso e em que os extremos desempenham um papel fundamental.
Mas estamos prontos ou não?
Penso que faltam duas coisas:
- há pouca intensidade (normal para início de época?) no jogo do Rio Ave. Há pouca pressão sobre o adversário, sobretudo no meio campo (Leandrinho e Diego têm de ser mais agressivos, Gabriel e Galeno têm de ser o primeiro bloco defensivo na saída do adversário).
- há vários jogadores à procura da sua melhor forma (Tarantini, Diego Lopes, Galeno, Dala).
Penso que, nesta altura, os polacos são favoritos, mas um resultado positivo na Polónia deixa a eliminatória em aberto para Vila do Conde.
(foto: FAcebook Rio Ave FC)

* A única dúvida é o defesa direito. Depois de vários jogos com Junio a titular, parece que JG quer alternativas. Sem Nadajck (a cumprir um jogo de castigo), Toni foi a solução encontrada. Uma solução com algum risco, talvez, atendendo à falta de rotinas do jogador?