25.5.18

Saldo positivo nos golos

Apesar de na Liga termos tido um saldo negativo nos golos, no total da época marcámos mais golos do que aqueles que sofremos.

Nos 90 minutos das partidas, foram 56 marcados para 53 golos sofridos. Se adicionarmos o prolongamento que do jogo da Taça com o Aves, temos 58 marcados e 54 sofridos. Adicionando o desempate por penalties do mesmo jogo, temos 62 marcados e 59 sofridos. A balança pende para o nosso lado com saldo positivo em 3 golos.

Sofremos golos em 29 dos 42 jogos disputados. Num jogo houve golos sofridos por Cássio e Rui Vieira (Taça da Liga contra o Porto). Já nos golos marcados, foram 30 jogos a marcar contra 12 em branco. O nosso maior período de jejum foi de 3 jogos, todos seguidos e para a Liga. Sem sofrer golos  o melhor que conseguimos foi estar 2 jogos seguidos com as redes invioladas. Aconteceu por 2 vezes na temporada.

E quem marcou mais golos? Sem surpresas, Guedes. Fez 12 golos em 12 jogos diferentes, ele que foi utlizado em 36 partidas. Não muito longe ficou Novais que fez 11 golos em 8 jogos distintos, ele que jogou em 35 jogos, mas que no total tem cerca de menos 400 minutos de utilização que Guedes. O 3º melhor foi Pelé com 7 golos. Destes 3 só Pelé ainda é nosso jogador, mas admite-se a sua saída para o estrangeiro neste defeso. Estes 3 valeram 30 golos, mais de metade dos golos se não contarmos o desempate por penalties da Taça. Substitui-los é um desafio.