28.10.17

8 ou 80 ?

Depois do jogo de ontem, fica patente, que este Rio Ave pode efectivamente ombrear com os grandes, a equipa ontem na segunda parte conseguiu colocar velocidade, vertigem, e sobre tudo usou as alas e a profundidade, de forma muito mais intensa. Já todos perceberam que o resultado é uma tremenda injustiça, o Sporting arriscou-se a sofrer uma pesada derrota, não fosse “São PATRICIO”... Depois de ver as imagens percebo que a nossa selecção tem de facto um grande GR!
Com o Sporting sempre muito pouco pressionante, o Rio Ave variou muito o seu jogo, usando muito bem o espaço interior dado pelo Sporting, onde se destacaram o Bruno Ribeiro(melhor em Campo) e Barreto, bem como na ala direita, onde mais uma vez o Lionn acabou estoirado. Com a saída de Geraldes da equipa, fica a ideia de que o Novais é de facto jogador para esta equipa, precisando talvez de mais jogos para se entender ainda melhor com Guedes.
Mas será Novais, melhor que Geraldes? Acho que não, pelo menos não me parece  melhor que o melhor Geraldes, quando inspirado dá muita dinâmica e classe a esta equipa. Mas a verdade é que ontem o Rio Ave não sentiu a sua (Geraldes) ausência, talvez por este estar uns furos abaixo do que já produziu esta época.
Assim sendo, fica a pergunta, mas afinal qual é o verdadeiro Rio Ave de MC:
 O da Feira ou o de Vila do Conde ontem contra o Sporting?
Não é o mesmo sistema e filosofia de jogo, o mesmo treinador e alguns dos mesmos jogadores?
- Sim são!  - Pois mas as equipas adversárias são diferentes, e o momento em que jogam também! As equipas quando jogam sem dar espaços a este Rio Ave, e o forçam a jogar nos tão falados 30 metros, a equipa não tem uma alternativa no seu processo de jogo, não o muda, nem tão pouco tem Jogadores que o permitam mudar, joga quase sempre no erro, na variação de flanco, para apanhar em contra ciclo as equipas adversarias e a partir daí galgar linhas em posse. Sim esta era a opinião que eu tinha até ontem, mas ontem fez-se luz… será que temos alternativas? Ontem vimos Yazalde jogar com Guedes! Porque razão nunca vimos o treinador arriscar desta forma antes? Se não foi a 1ª vez, foi uma das escassas vezes que o treinador desmontou o seu equilíbrio do meio campo para tentar ainda chegar ao empate no jogo, e quase conseguiu, duas oportunidades flagrantes em 7 minutos! Dá que pensar!

Por falar em pensar, eu prefiro pensar que este Rio Ave está mais próximo do 80, mas tem que melhorar e muito a concretização, é a grande pecha da equipa, marca poucos golos, tem normalmente poucas oportunidades no jogo, e muita posse, e ontem foi o 80 nas oportunidades, sendo também uma excepção penso eu, tivemos pelo menos 3 oportunidades na primeira e 5 na segunda, e mesmo assim não conseguimos marcar!
Fica a consolação de termos visto a equipa jogar BOM FUTEBOL, mas perder assim custa!