28.10.17

10jornada, Sporting: Miguel Cardoso ilibado.

Parece uma forma estranha de começar a falar do jogo de ontem, mas tudo se relaciona. MC quer um Rio Ave a jogar como um grande, dominador, controlador, mandão, pautando o jogo e adequando os ritmos ao que lhe convém. O treinador tem ambições, tem um plano de que não abdica por muito que por vezes nos irrite e o faça parecer mais casmurro do que outra coisa qualquer. Mas o treinador esbarra em limitações que não controla, que podem ser do âmbito emocional por exemplo, mas sobretudo (e ontem isso pareceu determinante) orçamental. Miguel Cardoso não pode comprar um Bas Dost ou um William ou um Patrício  (se bem que ontem na nossa baliza jogou o atleta que menos interveio no jogo, aquele que mais frustrado se deve ter sentido porque não fez uma defesa digna desse nome e sofreu um golo). Ontem teria bastado um avançado como o holandês para ganhar. É especulativo dize-lo, mas é o que eu sinto. Fomos incomparavelmente melhores exdepto na hora de finalizar.

O resultado é absolutamente inadequado ao jogo que se viu. Não terá sido o nosso melhor jogo, mas foi o suficiente para podermos reclamar Vitória, assim em maiúsculas. Foi um mau Sporting? Sim, mas e que culpa temos nós disso?

Eu não acho que tenha sido uma vitoria moral, foi uma derrota efectiva e dolorosa. Acho que não aprendemos nada de novo, constatámos só mais uma vez alguns factos: quem desperdiça não ganha e quem tem mais dinheiro consegue comprar quem do nada faça 3 pontos.