14.9.17

Os resistentes

Sobram-nos 4 totalistas entre os 25 jogadores inscritos: Cássio, os M&M's Marcelo e Marcão e o capitão Tarantini. Ruben Ribeiro foi substituído mesmo antes do apito final nos Barreiros e perdeu o estatuto. O mesmo aconteceu com Pelé que nem da ficha de jogo constou. Há 8 jogadores que participaram em todos os jogos e que são os 4 totalistas mais Ruben, Barreto, Geraldes e Guedes. No total são 19 os já utilizados.

Do lado dos não utilizados, não é surpresa que os 2 guarda-redes Rui Vieira e Carlos integrem esta lista, tal como os dois jovens centrais de reserva, Monte e Silvério. Depois temos o jovem Vitó que ainda no fim de semana passado jogou pela equipa B. O nome que sobra é Yazalde. É difícil perceber se o avançado já foi alguma vez convocado, já que o Rio Ave nem sempre divulga lista de convocados. A nossa equipa parece seguir a linha da época passada em que escondia muitas vezes o jogo, sobretudo quando havia lesões. Para quem, como nós aqui no blogue, faz as contas a estas coisas fica com metade da informação e pode errar sem culpa própria. O que aconteceu a Nadjack e Pelé, por exemplo? Lesão? Ainda não perceb(i)emos. Aqui demos como lesionado Pelé e Nadjack como ausente por opção do técnico.

Olhando para os que temos levado a jogo:
Geraldes desta vez não foi substituído, mas também não passou dos 24 minutos de jogo por ter sido expulso. Barreto é que não escapa nunca do olho do treinador. Quebra de rendimento por cansaço? Falta de habituação ao ritmo do futebol em Portugal?  MC é que sabe.

Pedro Moreira e Nuno Santos vão já nas 4 presenças, mas em conjunto somam menos de 90 minutos de jogo. Todas as suas presenças em jogo na condição de suplentes utilizados.

No que toca a cartões, são 12 amarelos e 1 vermelho directo para Geraldes. O médio cedido pelo Sporting vai ser assim o primeiro jogador a falhar um encontro por motivos disciplinares. Mais detalhes aqui.